Notícias

Seminário Estadual de Pastoral PR: Cuidado e Escuta Pastoral – belezas e desafios do nosso tempo

25/10/2022
Por  ANEC Comunicação

Autor: Jean Marcos Gregol Gwiazdecki

Na última sexta-feira (21), tivemos o Seminário Estadual de Pastoral, da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil ANEC, no Paraná (ANEC/PR), com o tema: Cuidado e Escuta Pastoral: belezas e desafios do nosso tempo. O evento aconteceu no Centro Marista Champagnat (CMC), espaço disponibilizado de maneira generosa pela Província Marista Brasil Centro-Sul, na pessoa do José Leão Cunha Filho.

Participaram conosco pastoralistas de diferentes Instituições Confessionais de Educação. Foi um momento oportuno de reencontro, formação, partilha e aprendizagens, depois de tanto tempo.

Na programação tivemos a alegria de brincar e recordar o ser criança, com uma atividade proposta pelo Dr. eNe (Jefferson Bertoldi), especialista da alegria, que com a arte da palhaçaria leva humor, cuidado e escuta a pacientes e profissionais da área da saúde.

Também tivemos a oportunidade de ouvir o Prof. Dr. Humberto Silvano Herrera Contreras, o Prof. Dr. Cloves Amorim e Jefferson Bertoldi, sobre a temática da escuta e do cuidado: consigo, com o outro e com a casa comum.

No período da tarde duas oficinas nos inspiraram na missão: Improvisação – com o ator e professor Vítor Berti e Oficina Rupnik, com o Prof. Dr. Felipe Sérgio Koller.

O encontro que se iniciou com uma animada acolhida da Equipe de Pastoral do Colégio Bagozzi e com um momento de oração e reflexão dos pastoralistas e das Irmãs da SAGRADO Rede de Educação, se encerrou com um momento orante, inspirado na espiritualidade de Taizé, e com a Celebração Eucarística, ambas presididas pelo Pe. Eguione Nogueira Cmf, Missionário Claretiano.

Tudo só foi possível graças aos esforços e dedicação de muitas pessoas, que de maneira discreta estiveram presentes em cada detalhe. De modo especial, destaco aqueles que comigo compõe o GT de Pastoral da ANEC/PR.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”