Notícias

ANEC participa de reunião do CNE em homenagem à prof. Magda Soares

25/01/2023
Por  ANEC Comunicação

Aconteceu, na manhã desta terça-feira, dia 24/1, uma reunião pública do Conselho Nacional de Educação (CNE) em homenagem póstuma à Prof. Magda Soares, falecida no dia 1° de janeiro deste ano. Magda Becker Soares foi uma educadora, linguista, pesquisadora e professora universitária brasileira. Referência em alfabetização no Brasil, cavaleira e comendadora da Ordem Nacional do Mérito Educativo, Magda era professora emérita aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

A ANEC participou da reunião, representada pelo presidente Pe. João Batista Gomes de Lima, pelo secretário executivo Guinartt Diniz e por membros do Escritório Nacional e das associadas.

A pedido do presidente do CNE, Luiz Curi, a secretária executiva do MEC, Izolda Cela, abriu a reunião, retomando a importância do Conselho na construção da política educacional brasileira. A secretária recordou a dívida histórica e o dever do Estado brasileiro de prover a melhor educação possível e destacou que o ministro da Educação, Camilo Santana, tem se empenhado em trabalhar de forma colaborativa.  Também participaram da reunião a secretária de Educação Básica, Katia Cruz, e a secretária de Educação Superior, Denise Pires.

Paulo Sérgio Soares Guimarães, professor do departamento de Física da UFMG e filho da prof. Magda Soares participou da cerimônia e agradeceu, em nome da família, as homenagens prestadas à sua mãe. A prof. Nila Rezende, por sua vez, recordou o projeto Alfaletrar, implementado por Magda em Minas Gerais. Com memórias sobre o papel da educadora e sua crença absoluta no poder da leitura e da escrita, a homenagem perpassou a trajetória da professora e sua paixão pela causa da alfabetização. O projeto tornou-se um livro publicado em 2020 – Alfaletrar: toda criança pode ler e aprender, em que a autora confronta as estatísticas pessimistas relacionadas à alfabetização mostrando um modelo de letramento de sucesso.

 

Magda foi homenageada em vídeo compartilhado durante reunião

Conheça mais sobre a trajetória de Magda

Nascida em 7 de setembro de 1932, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Magda foi professora, bem como escritora, e colecionava livros e muito conhecimento sobre Educação. Docente titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG, foi pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG. 

Graduou-se em Letras, fez doutorado e livre-docente em Educação, e é autora de 12 livros, especialmente didáticos de Língua Portuguesa, muito usados dos anos 1970 a 1990. Com vasta experiência na área da Educação, contribuiu para o ensino-aprendizagem e tem atuação em temas como alfabetização, letramento, escrita, ensino, leitura e formação de professores. Autora de vários livros, principalmente didáticos de Língua Portuguesa usados dos anos 1970 a 1990, Magda pesquisou a alfabetização infantil por meio de uma perspectiva multifacetada, integrando análises de métodos de ensino com perspectivas sociais, políticas e históricas, legado que revolucionou o ensino infantil e a alfabetização nos anos iniciais.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”