Notícias

Secretários do Ministério da Educação são nomeados

24/01/2023
Por  ANEC Comunicação

Nesta terça-feira, 24/1, foram oficialmente nomeados os Secretários do Ministério da Educação, por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União.

Para acessá-las, clique abaixo.

Portaria de 23/1/23, edição 17, página 1
Portaria de 23/1/23, edição 17, página 4

Conforme anunciado pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 6/1, a pasta possuirá seis secretarias na nova gestão. Novas nomeações deverão ocorrer nos próximos dias.

Confira os nomeados e saiba um pouco mais sobre cada um deles.

Katia Schweickardt: Secretaria de Educação Básica

Doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas; graduada em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas; servidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e já atuou como  coordenadora-geral do Centro Estadual de Unidade de Conservação do estado do Amazonas; secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus e secretária municipal de Educação de Manaus; é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas e foi agraciada com o prêmio ‘Espírito Público 2020’, destaque na categoria educação, pela sua trajetória na área de educação de Manaus.

Denise Carvalho: Secretaria de Educação Superior

Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro; membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro; vice-presidente Regional da Organização Interamericana para a Educação Superior; vice-presidente da Conferência Regional de Reitores das Universidades Latino-Americanas; professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; livre-docente de Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo; pesquisadora 1ª do CNPq; médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e possui mestrado em Ciências Biológicas e Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  

Getúlio Marques: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Professor, engenheiro, especialista em Engenharia de Sistemas e Mestre em Engenharia da Produção; diretor de ensino e diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, atual Instituto Federal do Rio Grande do Norte; diretor do Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; já trabalhou no Ministério da Educação e foi coordenador de Planejamento Orçamento e Gestão, também já foi diretor da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e secretário adjunto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC; coordenou o processo de concepção, criação e expansão dos Institutos Federais e já atuou como secretário de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte.

Maurício Holanda: Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará; foi professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará; especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento; foi secretário municipal de Educação de Sobral; também atuou como secretário e secretário adjunto de Educação do Ceará; é consultor Legislativo da Câmara dos Deputados.

Maria do Rosário Figueiredo Tripod – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão

Doutora em educação pela USP e docente da educação básica pública por mais de 20 anos, ela vai cuidar no MEC da educação continuada e alfabetização de jovens e adultos. Zara também foi professora na Universidade Federal do Paraná, coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Pública de Educação na federal de Ouro Preto, além de ter experiência nas áreas de políticas públicas educacionais e desigualdades raciais, entre outros.

Fontes: Portal MEC e G1

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”