Notícias

ANEC-ES dá início à programação dos eventos Dia ANEC 2023

27/01/2023
Por  ANEC Comunicação

Na quinta-feira, 26/1, a ANEC deu início aos eventos de formação 2023 com a realização do Dia ANEC para as escolas católicas  do Estado do Espírito Santo, realizado no Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha/ES, com o tema O projeto Educativo das Escolas Católicas: discurso que gera igualdade e fraternidade. A atividade  foi  promovida pelo Conselho ANEC-ES e reuniu mais de 300 participantes educadores, professores, diretores, supervisores, religiosos e autoridades, com o objetivo de motivar ao início  do ano letivo 2023 e fortalecer a educação católica.

Os convidados foram recebidos às 8h, com um coffee break especial e, logo após, participaram do momento de acolhida. Em seguida, foi realizada a mesa de abertura do encontro, que contou a participação do Coordenador do Conselho ANEC-ES e Diretor Pedagógico da Escola São Francisco de Assis – ESFA, Unidade Ibiraçu, Marilson da Costa Simões; do Presidente do SINEPE/ES, Moacir Lellis e de Geraldo Diorio Filho, Superintendente do SINEPE/ES.

Na oportunidade, Marilson agradeceu o apoio e a participação das escolas e compartilhou informações relativas às instituições católicas no estado sobre os objetivos da ANEC nacional e, também, sobre  a importância do evento formativo.

A programação do Dia ANEC-ES contou com a participação de três assessores.

A Irmã Carolina, pertencente à companhia Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, discorreu sobre o contexto da Escola Católica e a importância da sua missão  educativa para a sociedade.

O segundo assessor, professor e coordenador da Pastoral de Educação da Diocese de Colatina, Anderson Mendes, aprofundou a temática abordando a importância da espiritualidade do educador e o processo de humanização no ensino-aprendizagem. Destacou, ainda, que “hoje nós vivenciamos um dia muito especial, o Dia ANEC. Nós, enquanto escolas católicas, não podemos perder o nosso foco, que é ensinar e educar à luz dos ensinamentos do grande mestre e pedagogo, Jesus Cristo.”

O terceiro assessor, que é escritor, pedagogo e filósofo, Romualdo Dias, contou o aprofundamento  temático com foco no educando e sua formação para a construção  de uma sociedade  melhor. “Que todas essas discussões nos motivem, para que tenhamos um abençoado ano letivo em 2023”, destacou.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”