ANEC instaura XIII Assembleia Geral Ordinária

04/04/2024
Por  ANEC Comunicação

No segundo dia do Fórum Nacional de Educação Católica, realizado nos dias 21 e 22 de março, foi instaurada a Assembleia Geral Ordinária da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

Após a instalação da Assembleia, o presidente da ANEC, Padre João Batista, apresentou um balanço de sua gestão durante o triênio de 2021 a 2023. “Nesse triênio, vivenciamos alguns desafios, mas alcançamos ainda mais conquistas significativas. Dentre tantas ações, demos um passo importante que foi implementar e desenvolver o Planejamento Estratégico da ANEC. Ao empreendermos esse planejamento, encaramos um cenário desafiador e dinâmico no mercado educacional”, disse.

O secretário-executivo, Guinartt Diniz, deu seguimento ao momento, apresentando o histórico da implementação do planejamento estratégico da ANEC, assim como os objetivos gerais estabelecidos, que integram o Relatório Trienal de atividades da ANEC 2021-2023

Atualmente, a ANEC conta com 358 mantenedoras, 1031 escolas, 165 obras sociais educacionais, 81 IES e 11 hospitais, mais de 200 mil colaboradores e professores e mais de um milhão de estudantes.

Durante o triênio, a ANEC acompanhou propostas de lei no Congresso Nacional, por meio do monitoramento legislativo. Foram identificados 333 projetos de lei que interferem na educação católica, 74 projetos de lei com tramitação próxima que impactam as associadas e realizadas 22 reuniões com parlamentares e seus gabinetes para negociação. Entre as principais pautas, estão o FIES, Política do Ensino Médio, Segurança nas escolas, ensino domiciliar, entre outras.

Os gerentes das Câmaras de Mantenedoras, de Ensino Superior e de Educação Básica, Fabiana Deflon, Gregory Rial e Roberta Guedes, respectivamente, fizeram apresentações detalhadas sobre os resultados atingidos e os impactos das ações da ANEC em prol das associadas e da educação nacional.

Também foram apresentadas as demonstrações contábeis da ANEC pela diretora-tesoureira, Irmã Marli Araújo, acompanhada da gerente financeira da ANEC, Idelma Alvarenga, referente aos exercícios de 2021, 2022 e 2023. Na sequência, foi conduzida a votação da prestação de contas do triênio, que foi aprovada por unanimidade.

Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas