Notícias

ANEC e CNBB se reúnem para alinhar ações para a Campanha da Fraternidade 2022

27/10/2021
Por  ANEC Comunicação

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) esteve reunida com membros da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação e do Setor campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Participaram da reunião o Secretário-Executivo da ANEC, Guinartt Diniz, o membro da Diretoria Nacional da Associação, Frei Mário José Knapik, a Gerente da Câmara de Educação Básica, Roberta Guedes, a Gerente da Câmara de Ensino Superior, Fabiana Deflon, e o coordenador do Setor de Animação Pastoral, Gregory Rial.

O encontro ocorreu na última sexta-feira, dia 22 de outubro, para alinhamento de ações e expectativas relativas à Campanha da Fraternidade (CF) 2022 cujo tema é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26).

De acordo com assessor do setor Educação da Comissão para Cultura e Educação, padre Júlio Cesar Resende, as escolas e universidades católicas normalmente participam da CF de forma expressiva acolhendo os temas das campanhas e desenvolvendo projetos pedagógicos e de ação social.

“Em 2022, com a temática da educação a proposta é que todas as ações formativas das instituições de educação católicas estejam em sintonia com os objetivos da Campanha”, explica o assessor.

O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, partilhou indicações acerca da Coleta da Solidariedade – gesto concreto da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, que em 2022 será no dia 10 de abril, Domingo de Ramos e do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e a oportunidade de envolver as escolas neste trabalho e na implementação de projetos que atendam a proposta da CF 2022. Na reunião, o grupo ainda analisou o material específico da campanha, preparado pelas Edições CNBB, para o Ensino Fundamental, Médio e Superior.

“A participação e envolvimento efetivo das instituições de educação católica na Campanha da Fraternidade é importante pois, essas trazem consigo projetos pedagógicos fortemente inspirados no Evangelho e assim inspiram outros ambientes e entidades educativas a também apropriarem do referencial cristão humanista na educação”, disse padre Júlio.

Frei Mário José Knapik complementou a importância desta reunião. “A Campanha da Fraternidade sempre promove temas que chamam a atenção para questões que afligem a sociedade, bem como promove reflexões e ações colaborativas em prol de soluções. Sabemos da atuação das instituição de educação católicas no envolvimento com a Campanha e a ANEC se coloca a disposição para colocar a Campanha ainda mais em evidência”

Para conferir mais sobre os materiais da Campanha da Fraternidade 2022, clique aqui.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”