Notícias

ANEC lança programa de Indicadores de Desempenho Financeiro para as Instituições Católicas Associadas

27/10/2021
Por  ANEC Comunicação

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil promoveu um encontro online para apresentação de parâmetros financeiros pensados para entidades de ensino 

Assim como outras áreas da sociedade, uma gestão financeira eficiente é um dos pilares essenciais para a manutenção e perseverança de uma instituição de ensino. Isso porque, a administração monetária das escolas é base para sustentar toda a estrutura pedagógica, além de ser fundamental para a expansão e qualificação da educação. Pensando nisso, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) promoveu uma palestra para apresentar os indicadores de desempenho financeiro das instituições associadas com o objetivo de realizar pesquisas e estudos para elaboração de relatórios e análises do desempenho econômico financeiro consolidado das associadas da ANEC, visando auxiliar na tomada de decisões. 

O projeto que está sob o comando de Euvaldo Ruiz, contador e membro dos GTs de Assessores e Administrativo da ANEC, foi lançado em uma live no canal do youtube da associação, na última terça-feira, 26 de outubro (confira o evento: https://www.youtube.com/ComunicacaoANEC).

Na visão da associação, realizar a apuração das demonstrações contábeis da instituição educacional é uma forma fundamental de medir seu desempenho. “Porém não basta apenas levantar os números, é necessário entender quais indicativos devem ser apurados, analisar e interpretar os resultados e tomar decisões assertivas para o futuro da organização. As contestações contábeis oferecem uma série de dados sobre as entidades, que através do uso da análise dos seus balanços, transforma esses dados em informações qualitativas e quantitativas para contribuir com uma governança aprimorada”, defende Euvaldo.  

Para ele, a falta de padronização nas demonstrações contábeis prejudica a elaboração de um plano de contas ordenado. “Por isso, é fundamental a preparação de indicadores, construídos a partir de uma base de comparação em um mesmo segmento. Ou seja, instituições de ensino e organizações do setor de educação. Então, nosso esforço foi em criar parâmetros para análises de longo prazo, porque, por meio destes índices, será possível perceber os pontos fracos, para adaptá-los e os fortes, para aprimorá-los, trabalhando internamente”, avalia.

O especialista explica que analisou metodologias e critérios pré-existentes, pois, são pontos que precisam partir de informações concretas. “O projeto se baseia em algumas fases como: a retrospectiva, momento de retomar as ações passadas e refletir sobre os resultados alcançados, conhecimento, perceber onde é necessário melhorar, previsibilidade, nortear ações futuras e a aprendizagem, com intuito de madurar as informações. Assim, nosso desejo é nortear as ações de gestão financeira, por intermédio de um referencial, apropriado para o cenário de cada instituição”, finaliza Euvaldo. 

ANEC

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil tem como finalidade atuar em favor de uma educação de excelência, assim como promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja. Além disso, proclamar a liberdade de ensino consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição da República Federativa do Brasil e nos ensinamentos do magistério eclesial. Promover ainda a pesquisa científica, a extensão social e o desenvolvimento cultural a serviço da vida. Para mais informações, acesse o site: https://anec.org.br/.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”