Notícias

ANEC e Arquidiocese de Brasília promovem Celebração Eucarística em homenagem aos educadores

23/10/2023
Por  ANEC Comunicação

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Para celebrar a data e homenagear os educadores, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), em parceria com a Arquidiocese de Brasília, promoveu, na última quarta-feira (18), uma Celebração Eucarística, na Catedral Metropolitana. A celebração, também transmitida de forma on-line, foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom Denilson Geraldo, e contou com a participação de educadores, diretores, gestores, agentes de Pastoral das instituições e representantes de órgãos, como a Câmara dos Deputados, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho de Educação do DF e Câmara Legislativa do DF. 

Neste ano, o tema de sensibilização para a data foi o Educar com o coração: testemunhar, formar, inspirar, que ressalta a importância de que o educador não apenas transmite conhecimento, mas também inspira os estudantes, formando cidadãos comprometidos com valores éticos e morais. O convite para participar da missa foi amplamente realizado aos educadores do Distrito Federal, por meio das instituições associadas à ANEC, das arquidioceses e, também, pelo Ministério da Educação, que divulgou o momento em seus canais de comunicação. 

Durante a liturgia, Dom Denilson Geraldo parabenizou todos os profissionais que estavam presentes e promoveu um momento de reflexão sobre o papel dos educadores e da identidade da escola católica. “O que define, portanto, essa característica é a sua referência à verdadeira concepção cristã da realidade em duas dimensões: ser uma escola e ser católica. Como escola, ela possui fundamentalmente as características das instituições escolares de qualquer lugar, que oferecem uma cultura voltada para a formação integral das pessoas. A escola deve ser, portanto, o primeiro ambiente social depois do ambiente familiar, onde a pessoa vive uma experiência positiva das relações sociais e fraternas, como condição para se tornarem pessoas capazes de contribuir com uma sociedade baseada na justiça e na solidariedade”, afirma.  

Como escola católica, a identidade da instituição tem como a pessoa de Jesus Cristo no centro, segundo o Bispo. “A relação pessoal com Cristo ao cristão projeta um olhar radicalmente novo sobre toda a realidade, a fim de estimular nas comunidades escolares respostas apropriadas às perguntas fundamentais de cada homem e de cada mulher. Por isso, para todos os membros da comunidade escolar, os princípios evangélicos tornam-se normas educativas. Amar o próximo, perdoar os inimigos, fazer o bem a quem te fez o mal, repartir o pão com quem tem fome, isso são normas educativas em uma escola católica. Ora motivações interiores e, ao mesmo tempo, objetivos finais”.  

Dom Denilson Geraldo concluiu a liturgia falando sobre a missão de ser um professor. “São José e Maria foram educadores do filho de Deus. Eles também não desamparam todos nós educadores, que, diariamente, clamamos, ‘socorrei-nos, ó Santa Mãe de Deus’. Caros professores, todos nós somos chamados, portanto, a uma grande vocação. Nós somos chamados a educar as consciências, para que as pessoas tomem decisões de acordo com a consciência formada na retidão da verdade e, assim, sejam livres. Dessa forma, a nossa missão é fazer com que cada aluno e estudante seja livre. Livre para amar e fazer o bem. Que todos os Santos que promoveram a educação intercedam por nós e que vivamos, de fato, o nosso ministério de educadores e professores conforme a vontade de Deus e em comunhão com toda a Igreja”. 

Irmã Adair Sberga, vice-presidente da ANEC, ao fim  da celebração, agradeceu a presença de todos e fez uma reflexão sobre o compromisso das escolas católicas para com a sociedade. “Nós queremos formar os nossos estudantes e a nós mesmos para os valores, os verdadeiros valores evangélicos. E, para isso, nós temos que ir na interioridade dos nossos alunos, porque é no núcleo interior da pessoa que habita a presença de Deus”, afirma. “É preciso ir a fundo para que cada educando volte para o mundo empoderado dos valores da paz, justiça, amor e solidariedade. E por meio das nossas pedagogias da esperança, da participação, da inclusão, da solidariedade, da fraternidade e da paz nós estamos empenhados a viver, a praticar e a testemunhar junto dos nossos estudantes”. 

Irmã Adair também reforçou o papel da ANEC. “Nós temos o compromisso de fortalecer, congregar, unificar e representar todas as escolas e universidades perante os órgãos públicos e, também, à sociedade para que a educação católica continue sendo uma força muito atuante da Igreja”, aponta. “A Igreja sempre teve a educação católica como uma das suas atividades primordiais, porque nós formamos cidadãos para a nação e nós queremos que nossa nação continue e seja sempre uma nação livre, de mais oportunidades, igualdade, fraternidade, sobretudo para os pobres”, finaliza.  

Além da Ir. Adair, também estiveram presentes pela ANEC o conselheiro Ir. Paulo Fossatti e os membros do Conselho da ANEC DF, José Maria Pinheiro, Sérgio Renato Martins, Ir. Elka Cristina Ribeiro e Ir. Edenilson Tatsch. A missa contou, ainda, com a presença especial de educadores das instituições associadas à ANEC, que participaram ativamente da cerimônia.

Acesse o álbum de fotos da celebração aqui.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”