Notícias

ANEC apresenta resultados do Projeto indicadores financeiros das IES

05/10/2022
Por  ANEC Comunicação

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão educacional das instituições, a ANEC apresentou nesta terça-feira (04/10) um compilado de dados do programa de Indicadores de Desempenho Financeiro das instituições católicas.  Colhidos a partir de amostras de 41 instituições participantes do projeto, os números deverão servir como referência para a atuação das IES católicas de todo o país, conforme explicou o responsável pelo projeto, o contador e Controller da Rede Damas Educacional, Euvaldo Ruiz.

Com informações referentes aos anos de 2019, 2020 e 2021, os indicadores tratam de temas como o montante de inadimplência, volume de evasão, custo de financiamento e impacto nos resultados. Após analisados, os números permitiram ao especialista traçar um perfil médio das IES, fornecendo indicadores que poderão ser utilizados para a melhoria na prestação dos serviços, bem como para o aprimoramento da gestão financeira dessas instituições.

Dentre os indicadores resultantes do levantamento, destaque para o crescimento da inadimplência, que segundo o levantamento, ficou em 6%, entre os anos de 2019 e 2021. O número, segundo o especialista, que possui Graduação em Ciências Contábeis pela UNICAP, pode ser considerado baixo, uma vez que o levantamento compreende o início da pandemia do coronavírus no país, que impactou fortemente a atividade das instituições de ensino em todo o país.

Euvaldo Ruiz reforçou a importância da participação massiva das associadas da ANEC no projeto, que é realizado de forma contínua, a partir do envio regular das informações contábeis de cada instituição participante. “As IES precisam criar a cultura de coleta e envio dos dados, para que, posteriormente, possam se dedicar à análise dessas informações. Todos esses números, após compilados, podem auxiliar as escolas a traçarem metas e objetivos financeiros, tendo como referência os parâmetros aplicados e executados pelas demais instituições do mercado”, explica o contador.

Projeto de Indicadores da ANEC – Lançado em 2018, o programa tem como objetivo coletar diversos dados financeiros das instituições participantes para a elaboração de Relatórios de Análises do Desempenho Econômico Financeiro consolidado das associadas da ANEC. “Realizar a apuração das demonstrações contábeis da instituição é uma forma importante de medir seu desempenho. Porém, não basta apenas levantar os números, um bom gestor financeiro deve entender quais indicadores devem ser apurados, analisar e interpretar os resultados e tomar decisões assertivas para o futuro da organização”, explica Euvaldo.

O levantamento permite a avaliação de diversas informações, como: Situação financeira e econômica; desempenho; eficiência na utilização de recursos; quadro evolutivo, tendências e perspectivas; causa das alterações na rentabilidade; evidências de erros na administração; avaliações de alternativas econômico-financeiras futuras, dentre outros.


Leituras relacionadas

Remodal