Notícias

ANEC RJ realiza Seminário de Pastoral sobre a missão evangelizadora das Escolas Católicas

26/09/2022
Por  ANEC Comunicação

Na última quinta-feira, dia 22 de setembro, a ANEC do estado do Rio de Janeiro promoveu o Seminário Estadual de Pastoral com o tema “Escolas Católicas Evangelizadoras: onde, quando e como evangelizar?”. O encontro reuniu cerca de 40 pessoas na Casa Padre Anchieta, localizada no bairro de São Conrado. Durante o dia, os participantes tiveram momentos de formação, espiritualidade e aprendizagem prática.

O encontro discutiu o que faz uma escola católica diferente das outras escolas, afinal qualidade do ensino e excelência acadêmica não são exclusividades das escolas confessionais, já que o mercado tem escolas muito boas, com altos níveis de aprovação e excelente infraestrutura. O  diferencial das escolas católicas é a evangelização, que se traduz em uma série de compromissos institucionais, pedagógicos e pastorais. 

Refletindo sobre os desafios de se conservar a identidade confessional em meio às muitas mudanças do contexto religioso e cultural, os participantes puderam experimentar diferentes situações em que a evangelização é “colocada à prova” no chão da escola. Durante a oficina de pastoral criativa, na parte da tarde, puderam elaborar e comentar práticas pastorais pensadas de forma intencional. Além dos aprendizados, o evento possibilitou o reencontro presencial entre os agentes de pastoral das escolas associadas à ANEC e confirmou em todos o desejo de construir uma caminhada conjunta e mais próxima.

Integração com a Igreja local

Um grande sinal de comunhão e fraternidade foi a participação de Padre Thiago Azevedo Pereira, vigário episcopal para a Educação na Arquidiocese do Rio de Janeiro, que também foi o porta-voz de uma mensagem de encorajamento do cardeal arcebispo, dom Orani Tempesta. Na mensagem enviada aos participantes, dom Orani destacou que “o que podemos oferecer como diferencial no campo da educação é a nossa identidade: assim ajudamos o mundo a ser melhor!”

O Conselho Estadual da ANEC Rio de Janeiro mantém um Grupo de Trabalho focado no trabalho pastoral das escolas. Os interessados podem escrever para pastoral@anec.org.br e obter informações sobre como integrar o GT Pastoral.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”