Notícias

ANEC apresenta demandas das IES associadas ao CNE

12/04/2023
Por  ANEC Comunicação

Na manhã desta quarta-feira, 12 de abril, a ANEC participou da sessão pública da Câmara de Ensino Superior, que teve como tema “Conselho Nacional de Educação (CNE) e Educação Brasileira: diálogos necessários com a sociedade Articulações entre o CNE e as entidades de ensino”. A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara de Educação superior do CNE, Alysson Massote.

Durante a apresentação institucional da ANEC, padre João Batista Gomes de Lima, presidente da ANEC, compartilhou as preocupações e os pontos de atenção trazidos pelas IES associadas. Dentre os destaques, pe. João solicitou ao CNE atenção ao problema do Prouni e ao modo como se dará a regulação próxima dos novos cursos de medicina.

Além disso, também foram apresentadas propostas para a formação inicial de professores com o incremento das políticas de fomento das licenciaturas e da carreira docente. Pe. João expressou sua preocupação sobre a possibilidade de um “apagão” no quadro de professores da educação básica: “em muitas regiões remotas do Brasil, nossos cursos de licenciatura são as únicas oportunidades de formação docente.  Sem o apoio do estado brasileiro, os cursos tendem a se enfraquecer devido à falta de estudantes”.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”