Notícias

XVIII-I Assembleia Geral Intermediária de ODUCAL

11/11/2020
Por  ANEC Comunicação

Com o objetivo de que os coordenadores das redes, observatórios, programas e grupos de trabalho da Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL) apresentem os avanços e resultados registrados até o momento em suas respectivas áreas de responsabilidade, realizou a XVIII-I Assembleia Geral Intermediária. A missão da ODUCAL é servir de ponto de encontro, coordenação e colaboração mútua de suas instituições afiliadas, buscando fortalecer a educação superior católica na América Latina e no Caribe, por meio de um conjunto de ações voltadas ao intercâmbio acadêmico, sempre no. busca aprimorar a qualidade do ensino, da pesquisa e do atendimento à sociedade realizado por seus integrantes.

Este evento deveria ter sido realizado no mês de março na cidade de Bogotá, Colômbia; No entanto, tendo em vista que a situação na América Latina ainda não permite a realização de um evento presencial, o Conselho de Administração decidiu que a Assembleia Geral Intermediária seria realizada virtualmente, nos dias 4, 5 e 6 de novembro do ano no curso.

Durante os primeiros dois dias de atividades, foram revistos o andamento de vários projetos, como o programa Americarum Mobilitas, um projeto de intercâmbio estudantil presencial e virtual, bem como a mobilidade temporária de professores e pesquisadores que iniciou suas atividades em 2019 e é coordenado pela UNIVA; Programa ODUCOIL, que visa facilitar o contato e a colaboração entre professores de universidades afiliadas à ODUCAL de diferentes países da região, para promover a concepção e implementação de projetos colaborativos internacionais de educação a distância, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências globais e intercultural dos alunos. Por outro lado, foi abordado o projeto dos Observatórios Sociais da América Latina (ODSAL), que sob a coordenação do Dr. Agustín Salvia, da Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA, Argentina), consolidou-se este espaço acadêmico criado para gerar opinião sobre o problema da dívida social na América Latina. O principal objetivo dos observatórios tem sido formar equipes de pesquisa com padrões de excelência acadêmica em condições de produzir conhecimentos relevantes sobre o estado do desenvolvimento humano e as condições de integração sócio-política nos países da região; colocar seus estudos a serviço do diagnóstico e desenho de políticas públicas comprometidas com o bem comum. O principal objetivo dos observatórios tem sido formar equipes de pesquisa com padrões de excelência acadêmica em condições de produzir conhecimentos relevantes sobre o estado do desenvolvimento humano e as condições de integração sócio-política nos países da região; colocar seus estudos a serviço do diagnóstico e desenho de políticas públicas comprometidas com o bem comum. O principal objetivo dos observatórios tem sido formar equipes de pesquisa com padrões de excelência acadêmica em condições de produzir conhecimentos relevantes sobre o estado do desenvolvimento humano e as condições de integração sócio-política nos países da região; colocar seus estudos a serviço do diagnóstico e desenho de políticas públicas comprometidas com o bem comum.

No dia 6 de novembro foi realizada a terceira e última sessão de atividades da XVIII-I Assembléia Geral Intermediária. Evento que reuniu 324 participantes de 89 universidades filiadas, 2 convidados convidados e 3 instituições especiais, que trocaram boas práticas de suas respectivas instituições, compartilharam os avanços em cada um dos projetos que fazem parte do ODUCAL e deram a conhecer a projeção de futuro em cada área.

Às 9h00 (hora do México), foram realizadas simultaneamente as reuniões das quatro sub-regiões que compõem a organização, com o objetivo de compartilhar os planos de trabalho e projeções que, como sub-região, vão pagar a continuar o crescimento do ODUCAL. Como moderadores atuaram: em nome da Sub-região Andina, Mtra. Caterine Camacho; Sub-região Brasil, Mtro. James Pinheiro; Sub-região do Cone Sul, Dr. Pedro Pablo Rosso; Sub-região México, América Central e Caribe, Mtro. Joel Vélez, todos secretários e subsecretários executivos das respectivas sub-regiões.

Entretanto, paralelamente, realizou-se o 2.º Encontro Virtual da Rede de Comunicação, com a apresentação do plano de trabalho 2021, pela Mtra. Maricarmen Díaz de Sandi, coordenador da Rede de Comunicação, que projetou os objetivos pelos quais a ODUCAL trabalhará para o ano de 2021 em termos de comunicação.

Os participantes deste encontro desfrutaram da conferência “Comunicar em tempos de redes”, da Dra. Lorena Fernández Álvarez, representante da Universidade de Deusto (Espanha), engenheira de computação e especialista em Novas Tecnologias, vencedora do Prêmio de Jornalismo Basco 2018 na categoria Jornalismo Digital. Dra. Lorena Fernández explicou como funciona a universidade onde trabalha; organiza e distribui estratégias de comunicação para alcançar objetivos no nível micro e macro. Ele também abordou a importância da identidade digital e os aspectos importantes a serem considerados a esse respeito.

Após as sessões simultâneas, os presentes convergiram novamente para a Sessão Plenária e Relatórios das quatro sub-regiões, moderados pelo Mtro. Andrés Barba, Secretário Geral da ODUCAL e Diretor de Desenvolvimento Internacional e Relações Externas do Sistema UNIVA; onde foram partilhadas as propostas de construção coletiva por volta do ano 2021, bem como as experiências de alguns dos participantes que ficaram satisfeitos com as atividades realizadas.

Para encerrar formalmente o evento, pe. O Licenciado Francisco Ramírez Yáñez, presidente da ODUCAL e reitor da Universidad del Valle de Atemajac (UNIVA, México), dirigiu uma mensagem de encerramento na qual mencionou que “neste encontro reforçamos a missão das universidades católicas, cultivando o conhecer, criar cultura e formar a pessoa ”. Concluiu parabenizando os presentes pelos três dias de intensa atividade.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”