Notícias

Valores do Pacto Educativo Global são fundamentais para reconstruir a educação pós pandemia

25/09/2021
Por  ANEC Comunicação

Palestrantes mostram a importância de ressaltar o chamado do Papa Francisco nas instituições de ensino no Seminário Nacional de Gestão na Educação Católica

Priorizar uma educação humanista e solidária é a melhor forma de transformar a sociedade, especialmente, em um momento de crise financeira e sanitária causado pela pandemia da Covid-19. Para os gestores de instituições católicas reunidos no Seminário Nacional de Gestão na Educação Católica, esse é o momento de mobilizar, discutir e adotar políticas educacionais que reflitam os valores do Pacto Educativo Global, lançado no Vaticano em outubro de 2020.

Como a ANEC tem assumido o papel de articuladora do Pacto no Brasil, dentro e fora da Igreja Católica, o diretor-presidente da instituição, Pe. João Batista Gomes, abriu o painel “Pacto Educativo Global: repensando a educação com coragem”. Após saudar os gestores, educadores e agentes de pastoral online, destacou a importância do Pacto Educativo Global. “A temática proposta pelo Papa Francisco em 2019 enaltece a aliança entre família, escola e sociedade, e ao mesmo tempo, conclama toda a família humana, gestores e educadores para os termos cuidado da casa comum e o desenvolvimento sustentável de toda a criação. Diante desse convite do papa, a ANEC foi umas das primeiras instituições a promover e divulgar e sistematizar ações relativas ao pacto educativo no Brasil”, conclui.

O presidente da Comissão Episcopal para Cultura e Educação da CNBB, responsável pelo Setor Educação na CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, em sua fala, enalteceu a relevância do Seminário sobre a Gestão na Educação Católica, “é importante ressaltar os desafios que estamos vivendo nesta época de pandemia desde março do ano passado: têm nos exigido muita criatividade, soluções em rede, um verdadeiro espírito de resiliência”. Segundo o arcebispo, “a gestão das escolas católicas precisa ser iluminada pelos valores que o Papa Francisco tem insistido para educação”, afirma.

Executando o Pacto Educativo Global

Durante a sua participação, o Secretário da Congregação para Educação Católica, Mons. Vicenzo Zani, ressaltou que participar desses encontros é uma oportunidade para conhecer mais sobre as várias instituições de educação no mundo, “a educação católica é um dos desafios mais importantes da Igreja, dedicada hoje a realizar a nova evangelização num contexto histórico e cultural, em constante transformação”.

Por isso, ele reforçou a importância da iniciativa do Papa Francisco, que foi o de reconstruir o Pacto Educativo Global no âmbito da pandemia. Segundo o Monsenhor, o objetivo do Papa é oferecer uma casa comum, sólida e fraterna às novas gerações. “Uma nova etapa começou em outubro de 2020, em que o Papa Francisco, colocou o Pacto Educativo Global no contexto da pandemia e o relacionou às encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti. Para o prelado, o Papa também enfatizou a necessidade de investir na educação para enfrentar juntos os novos desafios. “O Papa Francisco coloca o Pacto Educativo Global em um contexto mais amplo, exigente e concreto. O convite do Papa é o compromisso com as gerações mais jovens para se tornarem protagonistas de uma civilização forte e exigente”, enfatizou.

 

O convidado internacional, Prof. Giuseppe Argiolas, reitor da Sophia University, na Itália abordou sobre a missão do Pacto Educativo Global. Para ele, é preciso que haja uma comunhão em torno do Pacto. “É necessário que dinâmica típica do evangelho ilumine o percurso educativo. É fundamental um estado de comunhão para que o Pacto Educativo Global seja aplicado”. Segundo o professor, “comunhão é abrir espaço para o outro e receber espaço no outro, em sua integralidade, na partilha de valores, motivações e ações, projetos, talentos a ponto de experimentar um co-pertencimento livre”, afirma.

Para o reitor da Sophia University, a perspectiva do Papa Francisco é fazer uma rede, mas também é fazer uma comunhão nas quais podemos captar as necessidades e aprender as soluções para os problemas que enfrentamos na educação. “O Papa Francisco nos convida a ter uma perspectiva que nos permita sentir, pensar e agir, enxergando essas dimensões para os processos educativos serem bem aplicados”. Na conclusão, Giuseppe ressalta, “os processos serão bem aplicados se as nossas organizações, através do pacto tiverem essa comunhão bem aplicada em lugares que a mente, o coração e as mãos estão integrados como ferramenta de comunhão”.

Pacto Educativo e ANEC

Desde o lançamento do Pacto Educativo Global no Brasil, em 2019, a ANEC está acompanhando e fomentando ações no país. Com produção de materiais, eventos e diretrizes, a Associação Nacional de Educação Católica deseja fortalecer a aliança entre igreja, instituições e sociedade e motivar os educadores que também assumam estes compromissos em seu cotidiano.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”