Diferentes culturas, idiomas, realidades e um só propósito: trazer a Comunicação e o Marketing para o centro dos diálogos para o Top of Mind das universidades. Esse foi o principal objetivo do V Encontro da Rede de Comunicação da Organización de Universidades Católicas de América Latina y el Caribe (ODUCAL), que aconteceu no período de 20 a 23 de setembro, no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, Brasil.
O evento, realizado em parceria entre a ODUCAL, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e o Centro Universitário São Camilo, teve o intuito de debater e refletir sobre a tarefa de posicionar as Universidades Católicas na sociedade, por meio da Comunicação e do Marketing, para fortalecer a atração e retenção de alunos. O encontro recebeu especialistas no tema e mais de 50 líderes da área das universidades católicas da América Latina e do Caribe, incluindo instituições associadas à ANEC.
A mesa de abertura, realizada na manhã do primeiro dia, recebeu o pró-reitor do Centro Universitário São Camilo, Carlos Ferrara, que deu as boas-vindas aos participantes; o secretário-geral da ODUCAL, Mario Ochoa, de forma on-line, representando o presidente Rodolfo Gallo; o gerente da Câmara de Ensino Superior, Gregory Rial; e a coordenadora da Rede de Comunicação da ODUCAL, Maricarmén Diaz. A cerimônia foi iniciada com um momento de oração, celebrado por um representante do Departamento de Pastoral Universitária da São Camilo.
“Gostaríamos de lembrar o importante papel das unidades católicas no cenário brasileiro. Nós somos diretamente responsáveis por fazer viver na educação superior brasileira o desejo de uma educação de qualidade e acessível a todos, inclusive aos mais pobres. Que façamos valer, sobretudo, o marketing social, para que consigamos chegar com a mensagem das nossas intuições àqueles que precisam”, afirmou o representante da ANEC na cerimônia de abertura, Gregory Rial.
A programação do evento contou com conferências e partilhas de boas práticas entre as universidades, que trouxeram as experiências desenvolvidas pelos seus setores com o foco em apresentar melhores resultados.
A primeira conferência recebeu Moisés Sbardelotto, professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), que defendeu que, na era da conectividade e a partir do processo de disrupção tecnológica e digital, nós vivemos em algo que pode ser considerado uma floresta tropical – amplamente diversa e fértil – no âmbito da Comunicação em que qualquer ser vivo pode sobreviver. “Nós continuamos lidando com grandes meios de comunicação, mas observamos, também, instituições menores cada vez mais midiáticas. Tudo isso transforma o cenário da Comunicação”, pontua. Em meio ao contexto, Moisés propõe a reflexão de como as universidades católicas se posicionam nessa complexa rede. “As instituições passam a adotar meios próprios de comunicação e a se ‘midiatizar’ com a ideia de assumir em seus próprios processos práticas midiáticas completas, não dependendo dos veículos tradicionais e desenvolvendo uma comunicação direta com seus públicos”, acredita.
Assim, parafraseando o Papa Francisco, Moisés defende que não se trata mais de apenas utilizar instrumentos de comunicação mas, sim, de viver uma cultura amplamente digitalizada. Para ele, o cenário demanda uma disrupção do que consideramos comunicação. “Algumas rupturas necessárias seriam com a autorreferencialidade, pois a Comunicação é sempre uma dinâmica de interação, vínculo, proximidade e relação; com o transmissionismo – ao pensar a Comunicação como um mero envio de conteúdos; com a linearidade, ao compreender o processo complexo envolto neste sistema; com as certezas, pois a interação é incerta e indeterminada; com modelos industriais que padronizam algo que é artesanal, local e irrepetível e, por fim, com a tecnocracia ou imposições do mercado tecnológico”, avalia.
No turno da tarde, a conferência Marketing de universidades católicas: comunicando inovação e tradição trouxe o conhecimento de Alcino Ricoy,jornalista especialista em Marketing Educacional, que defende não ser necessário deixar de ser tradicional para tornar-se inovador. Para ele, esses dois conceitos não se separam. “Nós, como instituições de ensino, nos comunicamos, principalmente com jovens, e precisamos refletir sobre como não parecermos obsoletos. Devemos ser modernos e ousados e, ao mesmo tempo, tradicionais na manutenção da nossa reputação”, afirma. “Um primeiro passo é compreender que seriedade no processo de comunicação não significa ser chato. Nós podemos trazer conteúdos novos e inovadores para as plataformas atuais. Também é importante ser multiplataforma, atuando em diferentes canais e considerando que o nosso público prefere ser impactado através de meios digitais. Nesse sentido, precisamos criar um fluxo moderno para condução da informação, considerando a experiência do usuário e definir o conteúdo e periodicidade correto para cada canal de atendimento”, expõe.
Alcino ressaltou a importância de se organizar o cadastro: “todo lead que foi gerado precisa ser inserido no ciclo de comunicação e ser ativado de forma organizada e automatizada”, diz. “Além disso, é imprescindível criar materiais de divulgação das nossas inovações para serem diferenciais na jornada de relacionamento, bem como atualizar o material institucional para o formato digital. Outro aspecto a ser somado é o incentivo das participações, interações e compartilhamento nas nossas plataformas”, pontua. “Por fim, é essencial compreender que o processo de comunicação é digital, mas o relacionamento deve ser pessoal, a partir de pontos de contato direto e que os resultados comunicacionais devem ser mensurados diariamente”, conclui.
Para partilhar ações realizadas pelas universidades no âmbito da Comunicação e do Marketing, foi realizado o painel de boas práticas, que reuniu experiências e projetos das instituições católicas do Chile, do Equador e do México. Sistema de captação de novos estudantes, comunicação co-criada e capacidade analítica, sensibilidade e integração na comunicação foram os temas compartilhados no primeiro dia.
“Me sinto agradecida por mais esta oportunidade de participar do V Encontro da Rede de Comunicação da ODUCAL. Estamos aqui presentes, com mentes e corações, compartilhando esta possibilidade de aprendizagem e de boas práticas neste mundo do marketing e da comunicação, que são muito importantes para este crescimento das universidades que integramos”, comenta María Cristina González Cota, diretora de Mercadotecnia e Comunicação Institucional do Sistema UNIVA, no México.
Confira o depoimento completo aqui. Confira, também, como foram o segundo e o terceiro dias do evento.
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