Notícias

USF lança seu primeiro curso de pós-graduação em Teologia

29/08/2022
Por  ANEC Comunicação

 

A Universidade São Francisco (USF) passa a oferecer a partir deste mês de setembro o curso de pós-graduação (especialização) em Teologia Pastoral, que será oferecido na modalidade a distância (EaD), e terá duração de 12 meses. As inscrições já estão abertas. Acesse.

O Curso, destinado a diferentes lideranças religiosas, agentes de pastorais, religiosos e interessados em conhecer os princípios teológicos que fundamentam a ação pastoral, tem como principais objetivos contribuir com a formação de lideranças religiosas e agentes de pastorais; discutir os princípios teológicos da ação pastoral; abordar a aplicação prático-contextual dos principais conceitos da teologia pastoral em realidades específicas.

O coordenador do curso, professor Renato Pezenti, ressalta que o curso está estruturado a partir da concepção de que a teologia ilumina a pastoral e a pastoral ilumina a teologia. “A Teologia Pastoral é entendida como a teologia da práxis, no sentido de que a prática oferece a matéria-prima da teologia, que por sua vez devolve para o cristão e sua comunidade o material pensado pela teologia. Por isto, o estudante da Especialização em Teologia Pastoral desenvolverá as competências de planejar e animar diferentes iniciativas de evangelização e pastoral na sua comunidade de fé e de pensar teologicamente a prática pastoral nas suas dinâmicas de acolhimento, iniciação cristã, celebração, cuidado, aconselhamento etc”, explicou o coordenador.

A elaboração do curso contou com a contribuição dos professores Renato Pezenti, Luiz Carlos Ramos e Welder Lancieri da USF. O material didático das disciplinas está sendo desenvolvido por vários teólogos e pastoralistas do Brasil.

O modelo da pós-graduação da USF na modalidade a distância reúne a qualidade e a credibilidade do ensino presencial, com mais de 45 anos de tradição; e a flexibilidade e o dinamismo do ensino virtual. Entre os diferenciais está a conclusão da pós-graduação em até um ano, professores com ampla experiência profissional e acadêmica.

Durante o curso o estudante terá oportunidade de cursar as seguintes disciplinas:

       Teologia pastoral, missão e evangelização;

       Fundamentos bíblicos da evangelização;

       Animação bíblica da pastoral;

       Psicologia da pastoral: acolhimento e aconselhamento;

       Pastoral catequética: iniciação à vida cristã;

       Pastorais sociais: acolhimento e cuidado;

       Pastoral litúrgica: iniciação, celebração e anúncio;

       Evangelização e pastoral em contextos emergentes;

       Pastoral urbana;

       Análise de conjuntura em contexto.

As inscrições já estão abertas pelo site da Universidade São Francisco. Acesse.

Dúvidas, entre em contato do coordenador: renato.pezenti@usf.edu.br

 


Leituras relacionadas

Remodal