Notícias

Universidade do Sentido no Brasil: ANEC dialoga com Vaticano para ampliar o projeto do Papa Francisco

08/11/2023
Por  ANEC Comunicação

Jovens de diferentes países se reuniram em São Paulo, entre os dias 23 e 26 de outubro, para participar do VI Encontro Mundial de Jovens, organizado por dois movimentos educacionais internacionais: o Scholas Occurrentes e a Escola ORT. O encontro coloca a educação no centro do debate como a proposta mais poderosa para a construção de um diálogo inter-religioso e intercultural dos jovens para uma cultura de paz.

Paralelamente à programação do evento, os representantes do Scholas Occurrentes do Vaticano, José Maria del Corral e Natalin Carla Faravelli, dentre outras lideranças, reuniram-se com os membros da ANEC, representada pela vice-presidente, Ir. Adair Sberga, e pelo membro do Conselho Superior da ANEC, Ir. Paulo Fossatti, que dialogaram sobre o desenvolvimento de projetos da Universidade do Sentido no Brasil. A Universidade do Sentido, com sede no Vaticano, é um projeto instituído pelo Papa, que se caracteriza como uma instituição universitária pública, com o propósito de responder à crise global de falta de sentido para as novas gerações, e representar um lugar acolhedor onde a educação possa ser repensada, colocando no centro o estudante em sua unicidade e a comunidade como expressão de pluralidade.

A proposta, portanto, é fazer com que a Universidade do Sentido chegue a mais lugares do Brasil. “Foi uma reunião para conhecer a proposta do papa Francisco, por meio da Universidade dos Sentidos e das Scholas Occurrentes, e compreender como as instituições educacionais brasileiras podem se associar a essas instituições e desenvolver projetos e programas de transformação e impacto social, a fim de que a juventude encontre razões de vida e esperança em suas trajetórias pessoais e profissionais”, afirma Ir. Adair. 

A Universidade do Sentido é um projeto inovador, que está se moldando para ter um impacto positivo e transformador na sociedade e tem como objetivo principal resgatar os propósitos de vida, especialmente da juventude brasileira, independentemente de sua formação educacional. De acordo com o Irmão Paulo Fossatti, essa iniciativa é fundamental em um momento em que tantos jovens enfrentam a falta de sentido em suas vidas, o que, muitas vezes, resulta em problemas de saúde mental e angústia existencial. “É um projeto que promove a vida, a fraternidade e o diálogo entre os jovens e vale a pena ser seguido adiante, pois pode salvar muitas vidas e recuperar muitos projetos de vida da nossa querida juventude brasileira”, destaca. Decorre desta reunião a aprovação de um Plano de Comunicação e Ação da ANEC, por meio de uma comissão criada e coordenada pela ANEC, para dar solidez à proposta no Brasil.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”