Situações de crises e emergências, como a da Covid-19, podem agravar a exposição de crianças e adolescentes à violência no ambiente familiar, inclusive às violências física, sexual e psicológica, ao trabalho infantil e até mesmo aos acidentes domésticos, além de ter impactos na saúde mental de crianças, adolescentes e cuidadoras e cuidadores. Agravando esse cenário, a crise também pode fragilizar os serviços responsáveis por responder a violações de direitos. Pensando nisso, o UNICEF – em parceria com a Luta pela Paz e a Fundação Barça – lança três cursos rápidos para que a comunidade escolar possa oferecer um acolhimento protetivo a crianças e adolescentes no retorno às atividades escolares.
Os minicursos são gratuitos e voltados a gestoras, gestores, professoras, professores, e profissionais de redes e unidades escolares; gestoras, gestores e equipes de serviços da assistência social e da saúde; e equipes de iniciativas comunitárias – parceiras e parceiros fundamentais da comunidade escolar.
Os três minicursos serão ofertados em duas modalidades: de forma ampla e autoinstrucional para todo o Brasil; e em turmas especiais, focadas em alguns territórios de atuação do UNICEF: Boa Vista (RR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Sobral (CE).
Com essa iniciativa, o UNICEF quer contribuir para mitigar os impactos da pandemia e garantir direitos. Todas as vivências de crianças e adolescentes neste ano de 2020 terão repercussões na dinâmica do espaço escolar. Além de impactar as condições de aprendizagem, é esperado que violações sofridas ao longo de meses de isolamento ganhem visibilidade a partir da retomada do contato com as equipes de educação. Por isso, é importante cuidar de um acolhimento protetivo a partir das escolas, que inclua dinâmicas de fortalecimento psicossocial de estudantes e equipes, e estratégias para a identificação e encaminhamento de situações de violência ou de situações mais graves de sofrimento mental.
Sobre os minicursos
Turmas amplas
-Minicurso 1: Fortalecimento Psicossocial da comunidade escolar (4h)
-Minicurso 2: Comunidade escolar na resposta às violências (4h)
-Minicurso 3: Sistema de Garantia dos direitos no enfrentamento à exclusão escolar (4h)
Objetivo:
Contribuir para que a comunidade escolar possa oferecer um acolhimento protetivo no retorno às atividades escolares para crianças e adolescentes.
Formato:
Atividades não presenciais por meio da plataforma Google Sala de Aula.
Público:
Gestoras, gestores, professoras, professores e profissionais de redes e unidades escolares, e também gestoras, gestores e equipes de serviços socioassistenciais, da saúde e de iniciativas comunitárias.
Inscrições: https://forms.gle/9v7BKQZm8bi8fmrLA
As inscrições para o minicurso 1 estarão abertas até 18/11; para o minicurso 2 até 25/11; e para o minicurso 3 até 27/11.
Informações importantes:
-Número de vagas limitadas.
-O link de acesso às turmas será enviado, por e-mail, aos inscritos, após o encerramento das inscrições.
-O certificado será emitido após a realização de cada curso.
Ementa:
Introdução
Refletir sobre os impactos psicossociais causados pela pandemia na comunidade escolar.
Fortalecer estratégias de autocuidado e acolhimento no ambiente escolar.
Levantar experiências coletivas para acolhimento da comunidade escolar.
Minicurso 1: Fortalecimento psicossocial da comunidade escolar
-Refletir sobre saúde mental a partir de uma visão ampliada e “despatologizada”.
-Fortalecer competências de profissionais que atuam no ambiente escolar para o fortalecimento da saúde mental de estudantes a partir do “matriciamento” territorial.
-Fomentar desenvolvimento de estratégias coletivas para a disseminação de informações e promoção da saúde mental, envolvendo estudantes e profissionais de toda a comunidade escolar.
Minicurso 2: Comunidade escolar na resposta às violências
-Investigar os impactos da pandemia na proteção de crianças e adolescentes contra todas as formas de violência.
-Fortalecer competências de gestores e professores para identificação e encaminhamento de casos de violência a partir do “matriciamento” territorial, com base na Lei 13.431.
-Desenvolver competências e habilidades para práticas de fortalecimento à prevenção e resposta à violência, alinhadas à BNCC.
Minicurso 3: Serviços de proteção na resposta à exclusão escolar
-Investigar os impactos da pandemia na exclusão escolar de crianças e adolescentes, na perspectiva de uma violação de direitos que demanda atenção intersetorial.
-Explorar as possibilidades de engajamento dos diferentes segmentos, em especial do sistema de proteção, no enfrentamento da exclusão escolar a partir de suas próprias rotinas.
-Apresentar conteúdos e ferramentas para ação coletiva de enfrentamento da exclusão escolar.
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
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