Notícias

FNE realiza webinário para apresentar e discutir a evolução das metas do Plano Nacional de Educação

24/11/2020
Por  ANEC Comunicação

O Fórum Nacional de Educação realiza o webinário Monitorando o Plano Nacional de Educação: onde estamos?, em parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e a Diretoria de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no período de 01 a 04 de dezembro de 2020, das 9h às 12h, com transmissões ao vivo pelo YouTube – TV Uncme e Uncme Nacional Oficial.

A realização do webinário contribui para o cumprimento das atribuições legais estabelecidas no artigo 5° da Lei nº 13.005/2014, que prevê que a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) e o cumprimento de suas metas devam ser objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), Ministério da Educação; Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal; e Conselho Nacional de Educação. Esse mesmo artigo atribuiu ao INEP a missão de publicar estudos para aferir a evolução do cumprimento das metas, a cada dois anos, ao longo do período de vigência do Plano, com informações organizadas por ente federado e consolidadas em âmbito nacional.

Organizado em quatro mesas temáticas, o evento irá apresentar e discutir a evolução das 20 metas estabelecidas no PNE (2014-2024), bem como lançar luzes sobre os avanços e desafios que se colocam para o alcance do que é estabelecido na Lei do Plano.

O primeiro dia do Webinário foi reservado aos estudos das metas vinculadas à Educação Básica: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação especial, mais especificamente as metas 1, 2, 3, 4 e 8.

A segunda seção será dedicada à discussão de questões relativas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Educação superior, centrada na análise das metas de 9 a 14.

O terceiro dia contemplará a análise das metas 5, 6, 7, 15 e 16, sendo discutidos aspectos da Qualidade da Educação Básica: alfabetização, aprendizagem, escola em tempo integral e formação de professores.

O quarto dia contemplará as metas que tratam da Valorização dos prossionais do magistério: salário e  planos  de  carreira; Gestão democrática; e Financiamento da  Educação quais sejam: metas 17, 18, 19 e 20.

O evento é gratuito e será totalmente online com acesso YouTube. É imprescindível a participação de toda a comunidade educacional, já que, para o sucesso da avaliação do Plano Nacional de Educação, é necessária a articulação de todos os setores interessados. O convite está aberto para entidades acadêmicas, sociedade civil, professores, gestores, estudantes, movimentos sociais, autoridades da educação, nossos parceiros na construção do processo de avaliação.

 


Leituras relacionadas

Remodal