Notícias

FNE realiza webinário para apresentar e discutir a evolução das metas do Plano Nacional de Educação

24/11/2020
Por  ANEC Comunicação

O Fórum Nacional de Educação realiza o webinário Monitorando o Plano Nacional de Educação: onde estamos?, em parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e a Diretoria de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no período de 01 a 04 de dezembro de 2020, das 9h às 12h, com transmissões ao vivo pelo YouTube – TV Uncme e Uncme Nacional Oficial.

A realização do webinário contribui para o cumprimento das atribuições legais estabelecidas no artigo 5° da Lei nº 13.005/2014, que prevê que a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) e o cumprimento de suas metas devam ser objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), Ministério da Educação; Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal; e Conselho Nacional de Educação. Esse mesmo artigo atribuiu ao INEP a missão de publicar estudos para aferir a evolução do cumprimento das metas, a cada dois anos, ao longo do período de vigência do Plano, com informações organizadas por ente federado e consolidadas em âmbito nacional.

Organizado em quatro mesas temáticas, o evento irá apresentar e discutir a evolução das 20 metas estabelecidas no PNE (2014-2024), bem como lançar luzes sobre os avanços e desafios que se colocam para o alcance do que é estabelecido na Lei do Plano.

O primeiro dia do Webinário foi reservado aos estudos das metas vinculadas à Educação Básica: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação especial, mais especificamente as metas 1, 2, 3, 4 e 8.

A segunda seção será dedicada à discussão de questões relativas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Educação superior, centrada na análise das metas de 9 a 14.

O terceiro dia contemplará a análise das metas 5, 6, 7, 15 e 16, sendo discutidos aspectos da Qualidade da Educação Básica: alfabetização, aprendizagem, escola em tempo integral e formação de professores.

O quarto dia contemplará as metas que tratam da Valorização dos prossionais do magistério: salário e  planos  de  carreira; Gestão democrática; e Financiamento da  Educação quais sejam: metas 17, 18, 19 e 20.

O evento é gratuito e será totalmente online com acesso YouTube. É imprescindível a participação de toda a comunidade educacional, já que, para o sucesso da avaliação do Plano Nacional de Educação, é necessária a articulação de todos os setores interessados. O convite está aberto para entidades acadêmicas, sociedade civil, professores, gestores, estudantes, movimentos sociais, autoridades da educação, nossos parceiros na construção do processo de avaliação.

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”