Notícias

Uma aula no museu de geologia da Bahia

10/04/2019
Por  Verlindo


Nos dias: 21/03, 28/03 e 04/04, pela manhã, aconteceu uma aula de Campo no Museu de Geologia da Bahia (MGB) para as turmas da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela). Os estudantes conheceram, com base em conteúdos estudados em sala de aula, um pouco mais sobre o solo, subsolo e as rochas do nosso estado. Os visitantes também descobriram um pouco mais da história dos seres que habitaram o planeta terra em eras ancestrais.

Museu. O MGB possui um dos maiores acervos de rochas, de minerais, de pedras preciosas e de fósseis da Bahia com cerca de 20 mil exemplares. Após a reinauguração em março de 2002, se tornou uma boa opção para os estudantes adquirirem novos conhecimentos sobre geologia, mineralogia, pedras preciosas, mineração, história e outros assuntos.

Raridades. Entre as raridades de seu acervo, destaca-se o sodalita-sienito Azul Bahia, típico da Bahia, cotado internacionalmente em cerca de US$ 500 cada/metro quadrado, e uma réplica do Meteorito do Bendegó, o maior meteorito brasileiro, encontrado em 1784, no município baiano de Monte Santo e classificado como o 11º mais importante do mundo.

Em uma sala denominada de Energia dos Cristais encontram-se peças muito interessantes, como gemas e pedras semipreciosas, bolas de cristal e artesanatos feito com conchas. Uma outra sala está reservada para a coleção Otto Billian, fundador da Empresa Baiana de Minerais. Durante 50 anos, ele reuniu uma coleção de mais de quatro mil peças, das quais destacam-se os cristais de quartzo, as pedras preciosas, os minerais e réplicas de diamantes famosos, além de livros, revistas e manuscritos que falam sobre o assunto.

Cinema de artes. O Museu Geológico possui ainda um confortável cinema, com capacidade para 125 pessoas e equipado com projetor de slides, sistema de som digital e recursos tecnológicos. De terça-feira a domingo, o espaço funciona como o Cinema do Museu, com uma programação predominante de filmes de arte. Nos outros dias, o auditório é destinado a atividades educativas, eventos culturais e científicos. Com informações da Wikipédia e da equipe do Museu.

Fonte: Salesiano Dom Bosco


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”