A conferência de encerramento do V Encontro da Rede de Comunicação da ODUCAL – realizado entre os dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023, no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, recebeu Silvia Barreto, mestre em Comunicação Social e professora na universidade, e Ana Cláudia Braun, especialista em Marketing, para refletir sobre estratégias para o Top of Mind no marketing educacional.
Considerando o contexto das universidades católicas, Silvia explicou que ser a primeira opção na mente do estudante – como o conceito de Top of Mind sugere – é extremamente relevante para a captação de alunos. “É fundamental ter esse objetivo, mas sem deixar de pensar que é apenas um dos passos dentre uma série de metodologias completas de Marketing. Isso porque não basta apenas atrair a atenção e figurar destaque na mente do nosso público, se não convertemos em matrícula”, diz.
Os desafios para alcançar essa posição de destaque são complexos, comentou a especialista, apresentando algumas dicas para esse processo. “Para ser lembrado, precisamos conhecer profundamente nossos atuais e futuros discentes, para que consigamos nos comunicar com eles de maneira assertiva. Nessa linha, a identidade da marca, pensada para ter significado para o consumidor, apresenta extrema relevância para tornar-se único e inconfundível no mercado. Além disso, para tangibilizar a sua proposição de valor – apresentada pela identidade – é necessário criar um ambiente acolhedor no campus e um contato direto com os estudantes”, defendeu. “Assim como diz o estudioso Simon Sinek, saber comunicar não é sobre dizer o que pensamos, mas é sobre nos certificarmos que os outros entendam o que queremos dizer. Assim, é imprescindível agir de forma contínua, consistente e coerente, pois essa jornada não tem fim. Na prática, entenderemos o que funciona e o que precisa ser melhorado”, concluiu.
Para Ana Cláudia, para alcançar a posição de Top of Mind, reflexões sobre como atuam os concorrentes que despontam no mercado e tornam-se referência devem fazer parte da estratégia. Assim, Braun detalhou algumas ações desenvolvidas por essas grandes empresas. “Em um primeiro momento, vale destacar que as organizações que admiramos observam todos os públicos com os quais mantêm relacionamento, os chamados stakeholders. Além disso, elas criam estratégias diferenciadas de marketing de conteúdo para atrair a audiência pela sua mensagem”, pontuou. “Outro aspecto fundamental é aplicar um endomarketing bem feito: precisamos olhar atentamente para funcionários, harmonizando o contato entre empresa, liderança e colaboradores, disseminando o entendimento da identidade corporativa para colaborar com senso de propósito e engajamento”, explicou. “Um fator importante a ser observado diz respeito ao branding de serviços, que consiste em realizar procedimentos alinhados ao posicionamento e propósito que diferenciam a sua instituição para criar conexões que serão cruciais para a escolha da sua marca”, acrescentou. “Tudo isso somente apresentará resultado se aplicarmos um processo contínuo de diálogo, formação e relacionamento”, alertou.
Durante a manhã, as universidades também tiveram oportunidade de compartilhar novas boas práticas, que envolveram dados e análises para a transformação digital, pertencimento e posicionamento de marca.
O encerramento do encontro foi marcado pelos discursos do presidente da ODUCAL, o engenheiro Rodolfo Gallo, de forma on-line; do vice-presidente da ODUCAL, Pe. João Batista, que é presidente da ANEC e também reitor do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, local que recebeu o evento.
Confira alguns trechos do evento por meio deste vídeo. Confira, também, como foram o primeiro e o segundo dia do evento.
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”