Notícias

Tempo da Criação 2021: saiba o que é e como vivenciar

03/09/2021
Por  ANEC Comunicação

Entre 01 de setembro – dia mundial de oração pela Criação – e 04 de outubro – dia de São Francisco de Assis – celebra-se o “Tempo da Criação”. A ideia veio das lideranças das igrejas cristãs e tem o objetivo de unir as pessoas por um tempo de restauração e esperança, um jubileu pela nossa Terra, e descobrir maneiras radicalmente novas de viver com a criação. Em 2021, o tema será “Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus”.

A questão ecológica faz parte da nossa identidade confessional. Não precisamos criar muitas coisas novas, inventar projetos ou mudar os calendários. A sugestão é que o tempo da Criação seja vivido no cotidiano das escolas, universidades e comunidades cristãs de forma natural, incrementando aquilo que já se faz.

Para celebrar este tempo, veja 7 DICAS e MATERIAIS que a ANEC compilou:

  • Lecionário especial – nas orações de equipe, com estudantes ou em comunidade, pode-se utilizar esta seleção de leituras bíblicas. Clique aqui.
  • Oração especial – pode ser aproveitada em momentos com a equipe pedagógica ou de pastoral e também com os estudantes, grupos paroquiais de catequese e de jovens etc. Clique aqui.
  • Celebração ecumênica – para ser realizada em espaços como a escola, a paróquia ou a família. Clique aqui.
  • Exame de consciência ecológico – para ajudar na sua reflexão pessoal ou em momentos com grupos de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Clique aqui.
  • Folder – para divulgar virtualmente ou de maneira impressa (que é menos recomendável) as iniciativas do Tempo da Criação. Você pode baixar e compartilhar com todas as pessoas. Clique aqui.
    1. Engajamento concreto – se quiser pistas de como transpor o Tempo da Criação para ações de real impacto sócio-ambiental, clique aqui.
  • Compartilhe seus trabalhos com o mundo todo – se realizar algum evento voltado para o Tempo da Criação, você pode registrá-lo na agenda oficial. Clique aqui.

Há também um guia completo e extenso para este período que pode ser acessado aqui.

Todos estes materiais foram compilados do Site oficial do Tempo da Criação e você pode descorbir mais: https://seasonofcreation.org/pt/resources-pt/

Vídeos:

O que é #TempoDaCriação? | 2021

O que significa “Oikos”? | #TempoDaCriação 2021: Renovando o Oikos de Deus … 

Mensagem do Papa Francisco para iniciar o Tempo da Criação


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”