Notícias

CAPES dá sinal verde para ensino híbrido em mestrados e doutorados

02/01/2023
Por  Gregory Rial

A CAPES publicou portaria em 02 de janeiro em que acolhe a indicação do Conselho Nacional de Educação para a utilização da modalidade híbrida de aprendizagem em cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, em cursos de Mestrado e Doutorado.

De acordo com a portaria, a CAPES reconhece que a tecnologia pode potencializar a organização de competências e oferecer oportunidades para um papel ativo do professor e do aluno na utilização de recursos digitais, de modo a organizar maneiras de pensar e de agir em outros espaços institucionais para além da sala de aula. Além disso, reforça que a flexível concepção de processo híbrido de ensino e aprendizagem, conjugando atividades presenciais e não presenciais, foi reordenada pela crescente conectividade, propiciada pelos meios tecnológicos de informação e comunicação, que trouxeram novas demandas à formação na pós-graduação.

Uma das razões que levaram a CAPES a sinalizar positivamente para a inclusão de atividades não presenciais nos mestrados e doutorados foi a situação excepcional criada pela pandemia da Covid-19, que ampliou e desafiou a inclusão de ferramentas digitais na reorganização do cotidiano dos cursos de tal forma que é impossível desconsiderar tais atitudes, práticas e políticas institucionais.

A portaria faz referência ao parecer que foi aprovado pelo CNE em julho de 2022, que trata das Diretrizes  para o desenvolvimento do processo híbrido de ensino e aprendizagem na Educação Superior. No documento, que pode ser lido aqui, o CNE defende a inserção da modalidade híbrida nos projetos de curso, como forma de expandir e aperfeiçoar a aprendizagem usando ferramentas que já estão incorporadas ao cotidiano das pessoas. O parecer do CNE ainda não foi homologado, contudo a decisão da CAPES já passa a valer para o âmbito da pós-graduação stricto sensu.

Para ler a portaria da CAPES, clique aqui.

Para ler o parecer do CNE sobre educação híbrida no Ensino Superior, clique aqui.

 


Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”

Biblioteca

Nota Técnica 010/2026 | Contribuições à consulta pública sobre as diretrizes e normas nacionais para os cursos de graduação com oferta de educação a distância

Contribuição Técnicas 009/2026 | Contribuições da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC para o aperfeiçoamento do Projeto de Lei Nº 1.338/2022

Contribuição Técnicas 001/2026 | Minuta da Agenda Regulatória da SERES/MEC – Ciclo 2026 (Consulta ao CC-PARES – 3ª Etapa)

Relatório de Indicadores das IES Católicas 2026

Nota Técnicas 009/2026 | O desempenho das instituições de educação superior confessionais na formação de professores: evidências do ENADE 2025

Nota Técnicas 008/2026 | Consulta pública do INEP em relação aos instrumentos de avaliação do Ensino Superior