Notícias

Retificação de enquadramento de curso e inscrição vai até 29/8

23/08/2021
Por  ANEC Comunicação
Procuradores institucionais e coordenadores de curso podem fazer correções conforme sua área de avaliação do Enade e classificação na Cine Brasil 2018
Os procuradores das instituições de educação superior têm até o dia 29 de agosto para retificar o enquadramento dos cursos não classificados na Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil) 2018 para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021.

O procedimento deve ser realizado no Sistema Enade, mediante enquadramento, em caso de inclusão de curso não enquadrado, ou de registro de declaração justificada de não enquadramento, no caso de exclusão de curso previamente enquadrado.

O enquadramento é o processo pelo qual cada curso é vinculado à sua respectiva área de avaliação do Enade, associado ao seu projeto pedagógico e ao rótulo de classificação da Cine Brasil, com base nas diretrizes de prova publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Vale lembrar que os cursos classificados na Cine Brasil 2018 não poderão ser enquadrados em áreas do Enade 2021 diferentes das já definidas para cada rótulo, conforme previsto no edital do exame.

Os procuradores também devem atualizar o endereço dos cursos sem essa informação no Cadastro e-MEC e confirmar o município dos cursos com mais de um endereço no cadastro. O Inep utilizará os endereços das instituições cadastrados no sistema para fins de definição do local de provas dos estudantes.

Inscrições – Também termina, no dia 29 de agosto, o prazo para os coordenadores de curso retificarem a inscrição no Enade 2021 dos estudantes habilitados. A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição.

Até 29 de agosto, os coordenadores poderão incluir, excluir ou corrigir os dados de quaisquer estudantes ingressantes ou concluintes. O Enade 2021 será aplicado no dia 14 de novembro aos concluintes de cursos de graduação das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Enade.

Aplicação – A participação no exame envolve responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova. O Enade 2021 avaliará cursos de 30 áreas de graduação, por meio do desempenho dos estudantes. No grau acadêmico bacharelado, serão avaliados os cursos de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.

Em relação à licenciatura, serão avaliados os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química. Também farão parte da avaliação os seguintes cursos superiores de tecnologia: tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecnologia da informação e tecnologia em redes de computadores.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Confira o edital do Enade 2021

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”