Notícias

REPAM acolhe novo secretário executivo

16/09/2020
Por  ANEC Comunicação

A secretaria da REPAM, em nível pan-amazônico, tem um novo secretário executivo. O religioso marista, João Gutemberg Sampaio, foi apresentado na última segunda-feira (14) em uma coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais. Os cardeais Cláudio Hummes e Pedro Barreto, da diretoria da Rede, fizeram a apresentação, além de um balanço dos seis anos de atuação da REPAM.

Durante a coletiva, os cardeais agradeceram a Maurício Lopez pelo serviço prestado, juntamente com a sua equipe, nos últimos 6 anos na secretaria executiva da Rede. O Cardeal Cláudio Hummes lembrou do serviço prestado pela REPAM e do alcance da Rede às mais diversas realidades da Amazônia, desde as comunidades eclesiais até as comunidades das populações tradicionais. “Nós somos um serviço e queremos continuar sendo serviço”, destacou Hummes sobre o papel da REPAM.

Em sua primeira fala, Ir. Joao Gutemberg Sampaio lembrou do processo de fundação da REPAM, em que participou ativamente. Agradeceu o apoio e animação de trabalho realizado por Maurício Lopez e, em seguida, falou dos desafios enfrentados pela “Querida Amazônia”. “Com todas as forças vivas da Igreja e das pessoas de bem, que nem sempre são da Igreja oficialmente, mas são as comunidades que querem o bem comum, nós possamos nos conectarmos muito mais para impulsionarmos o cuidado, a proteção, a defesa das comunidades humanas e da nossa diversidade ambiental tão importante para a nossa vida no planeta, ouvindo o grito dos pobres e o grito da terra”, afirmou o novo secretário.

Irmão João é natural de Cruzeiro do Sul/AC. Filho e neto de seringueiros, hoje vive em Manaus/AM e já participou de vários cursos e atividades relacionadas aos temas amazônicos. Gutemberg participou do Sínodo da Amazônia como um dos auditores.  Atua em diversos espaços da Igreja na Região Amazônica, contribuindo na articulação da Rede Eclesial Pan-Amazônica, no Brasil e nos outros países que compõem a Rede.  É Graduado em Ciências Religiosas e Teologia. Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Possui Mestrado e Doutorado em Teologia. Segue o programa de estágio pós-doutoral na linha de pesquisa de Cultura e Etnicidade.  Tem por hobby o estudo de idiomas, mostrando interesse em línguas faladas nos países amazônicos como Português, Francês, Inglês e Espanhol. Acredita na vida em comunidade e na missão realizada em rede, em ajuri, em mutirão.


Leituras relacionadas

Remodal