Por meio do PARFOR, o programa da CAPES para formação de professores, os docentes da rede pública podem cursar gratuitamente primeira ou segunda licenciatura nas faculdades e universidades católicas contempladas. Veja abaixo como e onde participar. bem como os contatos das instituições para eventuais dúvidas:
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO) – primeira licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.
Contato: 62 39461675 – parforpucgoias@gmail.com
Universidade Católica Dom Bosco (UCDB MS) – segunda licenciatura em Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia.
Contato: 67 – 3312.3300 / 3312.3800 – https://site.ucdb.br/fale-conosco/34/
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO PE) – primeira licenciatura em Pedagogia, segunda licenciatura em Letras e Pedagogia.
Contato: 81 34294100 – facho@facho.br
Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP PE) – segunda licenciatura em Ciências Biológicas, Filosofia, Física História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.
Contato: Profa. Flávia Tavares da Costa Ramos, 81 2119 4171 – parfor@unicap.br
Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UNILASALLE RJ) –primeira e segunda licenciatura em Pedagogia.
Contato: Profa. Dra. Cecilia Guimarães Cel 21 99355-5931 – parfor.uni@lasalle.org.br
Centro Universitário Assunção (UNIFAI SP) – primeira licenciatura em História.
Contato: 11 99262 7803 – centraldeatendimento@unifai.edu.br
Centro Universitário São Camilo (SP) – primeira e segunda licenciatura em Pedagogia.
Contato: Profa. Luciane Pedro – (11) 98923-3163. pedagogia@saocamilo-sp.br
Universidade Católica de Santos (UniSantos) – primeira e segunda licenciaturas em Letras-Inglês, Matemática e Pedagogia.
Contato: 13 3205 5555
1º passo: O professor deve se cadastrar na Plataforma Freire (http://freire.capes.gov.br). Nela estão disponíveis os cursos ofertados, bem como os locais de sua realização, e demais informações.
2º passo: O professor cadastrado deve se pré-inscrever no curso correspondente à disciplina que ministra na rede pública, no município desejado.
3º passo: A Secretaria de Educação Estadual ou Municipal, dependendo da rede da qual o professor faz parte, deve validar a pré-inscrição, confirmando que o professor necessita daquela formação.
4º passo: As instituições de ensino, de posse do relatório de validações, procedem com o processo seletivo e de matrículas a seu critério, para formar as turmas do PARFOR. É de responsabilidade das instituições comunicarem aos professores selecionados sobre o procedimento de matrícula.
Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas
Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”