Notícias

Pós-graduação é tema de reunião do CNE com participação da ANEC

13/02/2023
Por  ANEC Comunicação

Na manhã desta segunda-feira, 13/2, aconteceu a reunião aberta da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, focada nos trabalhos da comissão que está elaborando o novo Plano Nacional de Pós-graduação, o PNPG. O PNPG é um plano decenal, que tem como objetivo definir novas diretrizes, estratégias e metas para a continuidade e o avanço das propostas para a pós-graduação e pesquisa no Brasil. A Comissão 2021-2030 foi nomeada ano passado e é formada por representantes da Academia, membros da CAPES e de entidades de relevância para a educação nacional. 

O presidente da comissão, Esper Cavalheiro, apresentou os pontos sobre os quais estão concentradas as energias, visando o novo documento: avaliação e multidimensionalidade; fomento e relações com setor produtivo e a sociedade; futuro dos egressos e ingressantes na pós graduação; internacionalização e visibilidade global; alteridade e diversidade; assimetria regional e mobilidade interna; pesquisa institucionalizada e inovação; ciência brasileira e pandemia.

Pe. João Batista Gomes de Lima, presidente da ANEC, afirmou durante a reunião que é “urgente que a CAPES amplie a composição da comissão, envolvendo setores da sociedade que podem ter interface com os programas de pós-graduação, tais como indústria e meio ambiente”. Também ressaltou a necessidade de “incorporar outras associações representativas do setor, como a ANEC, pois poderão aprofundar o entendimento de certas questões e alargar o debate”.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”