Notícias

GT Pedagógico Nacional realiza primeira reunião do ano

12/02/2023
Por  ANEC Comunicação

Na quinta-feira, 9/2, aconteceu a primeira reunião do ano entre os integrantes do GT Pedagógico Nacional da ANEC. De forma on-line e conduzidos pela gerente da Câmara de Educação Básica, Roberta Guedes, os representantes pedagógicos das instituições associadas puderam dialogar sobre temas significativos para a educação básica.

Durante o encontro, a gerente apresentou relevantes pontos de atenção sobre o cenário educacional elencados pelas próprias associadas à ANEC, por meio de escuta ativa, como inclusão, ensino híbrido, bilinguismo, avanço do uso de inteligência artificial na educação básica, implementação do Novo Ensino Médio, filantropia, entre outros.

A cada tópico, gestores pedagógicos puderam compartilhar experiências e anseios vivenciados pelas instituições, assim como ações que vêm sendo e precisam ser realizadas.

Nesse âmbito, Roberta também compartilhou as ações que vêm sendo realizadas estrategicamente pela ANEC e o quanto a Associação está atenta, monitorando e atuando sobre as legislações que envolvem a educação básica, destacando os projetos de lei que estão em processo de discussão mais ativo e os impactos que eles apresentam.

Como ações desenvolvidas pela ANEC, a partir dos elementos apresentados, estão a construção do Parecer Técnico ao CNE sobre o ensino híbrido e da Nota Técnica sobre as Diretrizes de Inclusão Escolar de Altas Habilidades e Super Dotação; a entrega do documento Programa Casa-Mãe; das Coletâneas do Novo Ensino Médio e de Tecnologias e Educação; da pesquisa do Ensino Religioso; do relatório da CONAE ao FNE; a participação no grupo de Coalização pela Educação Inclusiva, fazendo análises e produzindo textos técnicos; além da intensa articulação com os Conselhos Municipais e Estaduais de Educação, a fim de intervir diretamente nas normativas que influenciam nos processos pedagógicos das instituições associadas; e da articulação na produção dos textos do Sistema Nacional de Educação e do Plano Nacional de Educação.

Os participantes também tiveram conhecimento dos eventos de formação a serem realizados pela ANEC, previstos para os próximos meses, incluindo a agenda de reuniões do GT Pedagógico, que acontece ao longo do ano. Uma delas, inclusive, acontecerá durante o VI Congresso Nacional de Educação, que será realizado nos dias 29 e 30 de junho e 1° de julho, em Salvador/BA. Para saber mais sobre o evento e garantir sua inscrição, clique aqui.

Ao finalizar o momento, o secretário-executivo da ANEC, Guinartt Diniz, trouxe, em sua fala, a importância de os representantes dos GTs atuarem em sinergia, promovendo o envolvimento das associadas nos estados, por meio da criação de fóruns de gestores e outros espaços para que todas tenham o apoio necessário nas pautas pertinentes e sentindo-se ainda mais pertencentes.

Para um dos representantes, o Irmão Luiz André, a primeira reunião do ano foi positiva.  “Parabenizo a ANEC pela excelente análise da conjuntura. A sensação que temos é que vocês estão dentro das nossas unidades educacionais com pautas tão significativas”, afirmou o educador, dando destaque à incidência política que a ANEC vem tendo em função dos interesses das instituições. 

Confira, abaixo, as próximas reuniões do GT Pedagógico.

  • II Reunião do GT Pedagógico Nacional – 2 de maio, das 14h às 15h
  • III Reunião Presencial do GT Pedagógico Nacional Temática: Cenário da Educação Básica – Projeções e Perspectivas – 30 de junho, das 18h15 às 19h30
  • IV Reunião do GT Pedagógico Nacional – 29 de setembro, das 14h às 16h
  • V Reunião do GT Pedagógico Nacional – 29 de novembro, das 14h às 15h30

Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”