Notícias

Pesquisa Geração Z e o Ensino Superior

07/10/2021
Por  ANEC Comunicação

A geração Z faz parte da realidade do Ensino Superior. Se considerarmos que esta geração é definida a partir do recorte de nascimento entre 1996 e 2010, podemos identificar que boa parte dos alunos de nossas instituições fazem parte deste recorte geracional.

Em 2016, as professoras Corey Seemiler e Meghan Grace publicaram o livro Generation Z Goes to College, desenvolvido a partir de pesquisa das autoras com Universidades americanas, buscando identificar características desta geração. As questões envolveram pontos que incluem: como preferem trabalhar em grupo; como preferem aprender; que mídias utilizam; quais questões sociais se interessam; entre outras questões relevantes.

Após esta pesquisa, em 2018, a Unsinos desenvolveu um estudo semelhante no Brasil em parceria com as pesquisadoras. O estudo atingiu mais de 1500 alunos do ensino superior e permitiu que pudéssemos mapear as características da geração e comparar nossos alunos com os estudantes americanos. Os resultados podem ser acessados no relatório postado na matéria do site Porvir (https://porvir.org/a-geracao-z-chegou-ao-ensino-superior-estamos-preparados/).

Após estes 3 anos, as pesquisadoras resolveram dar um passo adicional neste estudo. A ideia é compreender as percepções destes jovens contemplando um recorte geracional mais recente, a partir de 2002. Assim, será possível compreender melhor como a geração que está chegando nas universidades deseja e prefere interagir com as Instituições de Ensino Superior. Além de avançar um pouco no recorte geracional, as pesquisadoras ampliaram o impacto da pesquisa: agora são mais de 30 países envolvidos, o que deve permitir um olhar global sobre os jovens que chegam ao ensino superior.

A Unisinos tem trabalhado para ter um maior número de alunos respondentes neste estudo. E por isso, a ANEC começará a divulgar a pesquisa para as Instituições de Ensino Superior associadas, com o objetivo de identificar questões que fazem sentido para o conjunto de instituições, e questões especificas dos grupos de alunos de cada instituição de ensino superior.

O estudo vai permitir destacarmos:

  • características, visões de mundo, estilos, motivações,
  • Preferencias em termos de aprendizagem, engajamento, comunicação e relacionamento
  • Sua perspectiva com relação a questões sociais e perspectiva de vida

As instituições participantes vão receber um relatório consolidado e um relatório específico (quando tiverem mais de 30 respondentes).

A ANEC convida as IES associadas a convidarem seus alunos a responderem a pesquisa. Compartilhamos aqui o link, caso tenham interesse na divulgação, acreditamos que o resultado será muito interessante e poderá subsidiar nossas IES, inclusive em decisões estratégicas.

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”