Notícias

Oração contínua em família

28/06/2020
Por  ANEC Comunicação

A Congregação das Filhas de Maria Religiosas das Escolas Pias – Irmãs Escolápias, foi fundada por Santa Paula Montal no ano de 1829, em Arenys de Mar – Espanha. Conhecedora da Espiritualidade e Pedagogia de São José de Calasanz, em 1617, Paula e suas companheiras viram na educação cristã das meninas e jovens, o fermento da reforma social, porque a mulher é a base primordial das famílias. Totalmente identificada com o Carisma Calasâncio, a estrutura de sua congregação teve como base a Espiritualidade e Pedagogia de Calasanz. Hoje sua obra se estende pela Europa, África, Ásia e América. No Brasil (Colégio São José – BH, Colégio Madre Paula Montalt – SP, Escola Madre Paula Montal – BH, Centro Escolápio N. Sra de Montserrat – SE, Creche Normando Souza Linhares e Escola São Domingos – TO).

Clarisse, aluna da Educação Infantil realizando a oração com sua família.

Além da Educação formal, temos em nossa tradição escolápia a prática da Oração Contínua. Compreendemos nossas escolas como Centro Teológico onde se propaga a Fé e Cultura, por isso nos dedicando a formação integral. A oração contínua faz parte do quadro de atividades semanal da Escola. Uma vez por semana, nossos alunos, independentes da religião, têm a oportunidade de ir à capela, acompanhados pela professora de Oração Contínua. Ali são introduzidos na prática da oração como encontro pessoal com Jesus Cristo.

No dia 18 de março, todas as escolas do Brasil tiveram as aulas suspensas pela Pandemia do Coronavírus. Desde então, pensamos em oferecer além do apoio pedagógico, o apoio espiritual. Sentíamos que era preciso fortalecer a Fé das famílias para vivermos na Fé o momento que nos pegou de surpresa, causando ansiedade para muitos. A Pandemia estava deixando as pessoas agitadas, inseguras e com muito medo. Nos meios de comunicação só se ouvia notícias negativas. Com as Igrejas fechadas também por medidas de segurança, as pessoas ficavam impossibilitadas de receber apoio espiritual. Mas elas necessitavam crer que não estavam desamparadas, que Deus estava ali bem perto delas, amando e cuidando de cada família.

Ari, aluno do 6º ano do Ensino Fundamental realizando a oração com sua família.

Vieram ao coração duas perguntas:

Que fariam Calasanz e Paula com os alunos e suas famílias nessa situação?

– Como viver a CF 2020 (Viu, sentiu compaixão e cuidou dele), como cuidar dos alunos?

Como Escola Católica, não poderíamos estar indiferentes a essa realidade. Assim iniciamos a Oração Contínua em Família. O momento orante que é realizado todas as semanas na Escola, junto aos alunos, foi estendido aos familiares. Seria o nosso modo de cuidar da espiritualidade e fomentar a intimidade com Deus durante a Pandemia.

Desde então passamos a enviar semanalmente um roteiro de oração com temas específicos ( vida, fé, fortaleza, paciência…)para que a família que desejasse a realizasse unindo sua voz a voz de tantas outras pessoas que pedem pelo fim da Pandemia.

 

Professora Ângela realizando a oração com sua família.

A vida, um Dom de Deus.

ROTEIRO DE ORAÇÃO

a) Escolher a hora e o lugar mais apropriados para a oração.
b) Rezar: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e acolher a presença de D eus no meio de vocês.
c) Pedir a luz do Espírito Santo para que Ele ilumine o momento – Pode-se rezar a oração abaixo ou cantar um canto que a família conheça.

  1. Invocação ao Espírito Santo (pode ser rezado ou cantado)

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. … Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos da Sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

 

  1. O ser humano é chamado a uma plenitude de vida que se estende muito para além das dimensões da sua existência terrena, porque a sua existência consiste na participação da própria vida de Deus. A vida é Sagrada porque é Dom de Deus. 

Todos: A vida é o Valor maior, reflexo de Deus e é dignidade!

 

  1. Leitor: A sublimidade desta vocação sobrenatural revela a grandeza e o valor precioso da vida humana, inclusive já na sua fase temporal. Com efeito, a vida temporal é condição basilar, momento inicial e parte integrante do processo global e unitário da existência humana: um processo que, para além de toda a expectativa e merecimento, fica iluminado pela promessa e renovado pelo dom da vida divina, que alcançará a sua plena realização na eternidade.

Leitor: E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis: 1.27)

Leitor: A vida é um dom de Deus, fomos feitos à Sua imagem e por isso não pode ser desperdiçada, tirada ou levada sem a importância que ela deve ter. A realidade que temos nos mostra que ela a vida precisa ser vivida com intensidade e alegria.

Todos: O mais sublime dom que Deus pode nos dar é nossa própria vida!

Entretanto, nem sempre o ser humano dá à vida a importância que ela merece e neste caso estamos incluindo, também, aquelas pessoas que não ligam nem para si mesmas.

Ouçamos o canto da Campanha da Fraternidade 2020. Ele nos revela o valor da vida.

https://www.youtube.com/watch?v=3gHMqqthncc

Momento de silêncio para a interiorização – Em um instante de silêncio pensemos na mensagem que a leitura de Gênesis 1,27 e a letra do Hino da CF 2020 traz pra cada um de nós. Como eu estou cuidando da minha vida e da vida das pessoas que amo?

  1. Preces Espontâneas (Cada um, independente de religião, faça uma oração pessoal)
  2. Oração do Pai Nosso
  3. Oração do Papa Francisco contra o Coronavírus

Ó Maria, tu sempre brilhas em nosso caminho como sinal de esperança.

Nós nos entregamos a Ti, Saúde dos enfermos, que na Cruz foste associada à dor de Jesus, mantendo firme a tua fé.

Tu, Senhora do Carmo sabes do que precisamos e temos a certeza de que garantirás, como em Caná da Galileia, que a alegria e a celebração possam retornar após este momento de provação.

Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a nos  conformarmos com a vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser. Ele que tomou sobre si nossos sofrimentos e tomou sobre si nossas dores para nos levar, através da cruz, à alegria da Ressurreição.

Amém

Diante dessa pandemia, peçamos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Mãe de DEUS, para as nossas súplicas e nos ajude a perseverarmos unidos na oração em favor da Vida. Rezar uma Ave Maria…

Finalizar o momento rezando: “À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de DEUS. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita”. Amém.

 

Patríca (Professora de Oração Contínua) realizando a oração com seus pais.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”