Notícias

ODUCAL realiza 3º Encontro da Rede de Comunicação

31/03/2021
Por  ANEC Comunicação

A incerteza diante da realidade da pandemia e suas repercussões nas esferas social, tecnológica e humana têm causado uma transformação nos modelos de comunicação. Essas novas tendências exigem o desenho de estratégias inovadoras para responder às necessidades da sociedade, principalmente nas universidades. Este será o eixo temático do 3º Encontro da Rede de Comunicação da Organização da Universidade Católica do Caribe e América Latina (ODUCAL).

Sob o lema Transformando a comunicação, o evento reunirá especialistas em comunicação de vários países para analisar este fenômeno e lançar luz sobre novas estratégias dirigidas aos profissionais das assessorias de comunicação das universidades membros da ODUCAL. O evento será realizado virtualmente de 19 a 23 de abril de 2021.

A abertura será dedicada ao tema Ciência de dados em processos de comunicação pelo Doutor em Sistemas Edgar Cossio da Universidad del Valle de Atemajac, UNIVA, México. Na terça-feira, o evento continua com a conferência Comunicação de Gênero, de Silvana Zanlungo, Diretora de Igualdade de Gênero da Pontifícia Universidade Católica de Chile. Enquanto isso, na quarta e quinta-feira, duas salas de conferências serão apresentadas simultaneamente.

Quarta-feira, 21 de abril:

Sala 1 / Consumo de redes sociais em jovens da América Latina por Rommel Piña, Diretor da Escola de Jornalismo da Universidade Finis Terrae, Chile e Miguel Jarquín, estrategista de comunicação digital de La Salle México.

Sala 2 / Estratégias de conteúdo inovador para redes sociais universitárias, do Dr. José Lucas Rodríguez Fontánez, Professor de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico.

Quinta-feira, 22 de abril: 

Sala 1 / Comunicação integrada e modelo de gestão: o papel e o lugar da comunicação nas instituições católicas de ensino superior, por Lidiane Ramírez de Amorim, assessora de Comunicação e Marketing da Pontifícia Universidade Católica de Río Grande del Sur, Brasil.

Sala 2 / Rede de comunicação, gerando valor em La Salle por Fabiola Chávez, chefe de comunicação da Universidad La Salle CDMX, México e chefe de comunicação interna desta mesma universidade, Kristen Solís.

O 3º Encontro da Rede ODUCAL de Comunicação culminará na sexta-feira, 23 de abril, com a apresentação O Comunicador antes do pacto global pela educação. Irmão Alexánder González M. fsc. O secretário de comunicações e tecnologia da Casa Geral, Irmãos das Escolas Cristãs, IHEC, Roma, será o orador principal.

O presidente da ODUCAL, Pbro. O Lic. Francisco Ramírez Yáñez, afirmou que “os novos formatos de comunicação e informação produzidos a partir da emergência sanitária e sua repercussão nas esferas social, técnica, tecnológica e humana, fizeram com que os processos de comunicação se transformassem e apresentassem uma incidência crescente na organizações. Isso destaca a necessidade de aprofundá-los e seu impacto nas universidades. Este terceiro Encontro se baseia nas problemáticas e demandas apresentadas pelas universidades católicas em relação à gestão da comunicação, ciência da informação, identidade, redes sociais e gênero. Aproveitando a virtualidade, forçada pela pandemia, neste encontro abre-se a oportunidade para a participação de equipas completas dos gabinetes de comunicação ”.

A universidade anfitriã este ano será a Universidade La Salle, Cidade do México. “O III Encontro da Rede de Comunicação ODUCAL, Transformando a comunicação, será um momento para compartilhar experiências, aprender boas práticas e apoiar-se como instituições irmãs, como sempre fizemos na ODUCAL” mencionou o Dr. Enrique González Álvarez, Reitor da A instituição.

“É fundamental sensibilizar os comunicadores para a responsabilidade que têm de criar uma comunicação construtiva, que fomente a cultura do encontro e que, a partir do conhecimento e envolvimento dos participantes, se criem e se fortaleçam laços interinstitucionais e a comunicação. otimizado dentro do ODUCAL. Agradeço à Universidade La Salle da Cidade do México pela generosidade em sediar este evento ”, disse o presidente da ODUCAL.

 

Para participar da reunião você deve se inscrever no seguinte link:

https://lasalle.mx/transformandolacomunicacion/

Para obter mais informações, você pode entrar em contato com:

Fabiola Casarrubias / Chefe de Relações Públicas La Salle

fabiola.casarrubias@lasalle.mx

Alejandra González / Chefe de Relações Públicas La Salle

alejandra.gonzález@lasalle.mx

Maricarmen Díaz de Sandi / Coordenador da Rede de Comunicação ODUCAL

maricarmen.d@univa.mx

Fonte: Comunicação ODUCAL


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”