Notícias

Mês da Bíblia 2021: dicas e materiais para sua escola

30/08/2021
Por  ANEC Comunicação

Pensando com a  sagrada tradição da Igreja, voltamos nosso olhar para o contexto social e educativo que vivemos e nos perguntamos: qual a atualidade da Palavra de Deus? Sabemos que a Sagrada Escritura sempre tem algo a dizer para os homens e mulheres de todas as épocas, mas por que tem sido tão difícil trazer este livro de forma assertiva para nossos contextos escolares?  Na última oficina de Pastoral da ANEC, a Ir. Valéria Andrade Leal, assessora do Setor Juventude da CNBB, nos ajudou a pensar essas questões e compartilhou algumas dicas conosco:

  • Conduzir um processo de adequação das linguagens para dar acesso à Palavra de Deus às crianças e jovens hiperconectados.
  • Formar os agentes de pastoral para que tenham conhecimentos teológicos que auxiliem na interpretação da Palavra de Deus.
  • Sempre partir do texto bíblico e não utilizá-lo apenas como ilustração de um tema maior. 
  • Utilizar sempre o livro físico, especialmente nos momentos de oração, para que haja uma experiência mistagógica (os app de Bíblia são bem-vindos, mas a materialidade do livro também é importante).

Aprofundando

Neste ano, leremos em Setembro a Carta aos Gálatas. A irmã Zuleica nos introduz neste tema em uma entrevista especial concedida à ANEC.

Mês da Bíblia 2021 – Carta aos Gálatas – Entrevista com Irmã Zuleica Silvano

Também disponibilizamos a gravação da Oficina de Pastoral de Agosto, com a Ir. Valéria.

Oficina de Pastoral – Como trabalhar a Sagrada Escritura na Pastoral escolar/universitária? 

Materiais

Cartaz do Mês da Bíblia 2021 – para download 

Jogo – Trilha da Carta aos Gálatas

Texto de D. João Justino: Catequistas, fazei ecoar a Palavra de Deus 

Mês da Bíblia – Encontros Bíblicos 2021 – Digital (material comprado)


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”