Notícias

Início da XVIII-I Assembleia Geral Intermediária de ODUCAL

04/11/2020
Por  ANEC Comunicação

Com o objetivo de que os coordenadores das redes, observatórios, programas e grupos de trabalho da Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL) apresentem os avanços e resultados registrados até o momento em suas respectivas áreas de responsabilidade, iniciou-se a XVIII-I Assembleia Geral Intermediária.

Este evento deveria ter sido realizado no mês de março na cidade de Bogotá, Colômbia; No entanto, como a situação na América Latina ainda não permite a realização de um evento presencial, o Conselho de Administração decidiu que a Assembleia Geral Intermediária seja realizada em formato virtual, nos dias 4, 5 e 6 de novembro do ano em curso.

A primeira sessão teve início às 9h (horário do México), com o Pe. Gustavo Haas, capelão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil), que conduziu a oração de abertura do evento.

Em seguida, pe. O Licenciado Francisco Ramírez Yáñez, presidente da ODUCAL e reitor do Sistema UNIVA (México), deu uma mensagem de abertura na qual agradeceu a presença dos reitores e colaboradores das universidades que compõem a referida organização, mencionando: “Todos vocês representam o espírito que queremos continuar vivos no ODUCAL: o da colaboração interinstitucional ”. Padre Francisco leu também a mensagem de Dom Miguel Cabrejos Vidarte, presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e presidente da Conferência Episcopal Peruana, que, por motivo de força maior, não pôde comparecer ao evento.

Também participou da inauguração a Dra. Isabel Capeloa Gil, presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC) e reitora da Universidade Católica Portuguesa, que reiterou o seu apoio ao ODUCAL através do trabalho colaborativo e virtual. Da mesma forma, o Dr. Capeloa destacou a importância das universidades na formação dos jovens, citando por sua vez o Papa Francisco, que mencionou que “pensar na universidade católica como futura protagonista é encontrar uma proposta de valor que não apenas atender às necessidades de curto prazo, mas arriscar e saber recomeçar ”.

Em seguida, Mtro. Andrés Barba, Secretário-Geral da ODUCAL (UNIVA, México), abordou as questões submetidas à votação na assembleia, como acolhimento de novos membros e proposta de reforma do estatuto e votação, também deu a palavra a Reitor da Universidade La Salle Bajío (México), Marco Aurelio González Cervantes, que em nome das doze instituições que aderem ao ODUCAL, agradeceu a incorporação e reiterou a vontade de trabalhar em colaboração.

Mais tarde, o Mtro. Víctor Chávez Huitrón, coordenador do Red de Pensamiento Social Cristiano e representante da Pontifícia Universidade do México (UPM), apresentou os avanços da citada rede, que é um grupo de estudos do pensamento social da Igreja para o trabalho de reflexão dos principais problemas sociopolíticos, econômicos e culturais da América Latina, analisados ​​desde a perspectiva do magistério da Igreja, que nasceu como um acordo da Assembleia Geral da ODUCAL realizada em Antofagasta, Chile, em 2009.

Em seguida, foi a vez da Dra. María del Pilar Florian Escobar, da Universidade Santo Tomás (USTA, Colômbia) e coordenadora da Rede de Bibliotecas ODUCAL, que apresentou os avanços da rede iniciada em 2012, com a expectativa de criar um biblioteca virtual como estratégia de visibilidade de conteúdo; que, em 2014, já contava com 18 instituições em trabalho colaborativo.

Finalmente, a respeito da Rede de Responsabilidade Social Universitária, na voz da coordenadora Dra. Sofía Lavado, representante da Universidade Católica Santo Toribio de Mogrovejo (USAT, Peru), esta rede promove e fortalece o desenvolvimento de experiências de responsabilidade social universitária como eixo transversal da educação universitária católica, e desenvolve projetos de pesquisa interinstitucionais nesta área. Esta nasceu em outubro de 2015 dentro do Seminário Universitário de Responsabilidade Social. Doze universidades participaram desta reunião e a Rede de Colaboração foi estabelecida com a assinatura da Declaração de Valparaíso como um acordo de contribuição.

Assim foram realizadas as atividades da primeira sessão da XVIII-I Assembleia Geral Intermediária da ODUCAL, através da qual foi reafirmado o crescimento que a organização tem tido, mesmo no contexto atual.



Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”