Notícias

II Seminário Internacional ‘Sanando as próprias feriadas’ promovido pela CNBB e CRB

08/02/2020
Por  ANEC Comunicação

A Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realizarão, entre os dias 23 e 27 de abril, o II Seminário Sanando as próprias feridas, que será realizado na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá/SP.

Na primeira edição, no ano passado, tivemos a oportunidade de aprofundar, com Padre Hans Zollner sj, questões relacionadas ao abuso sexual de crianças e adolescentes cometidos por membros da igreja e suas repercussões.

Agora, para este evento, com o intuito de atender o pedido do Papa Francisco, de conversão e promoção de ações concretas, expresso na Carta Apostólica “Vos Estis Lux Mundi”, foi que se decidiu por realizar um esforço conjunto de aprofundamento desta temática, com ênfase nos seguintes tópicos:

– Escuta e cuidado das vítimas no seu aspecto pastoral, espiritual e psicológico, visando à cura das feridas e a reconciliação;

–  Enfrentamento de casos específicos de denúncias e seus aspectos jurídico e canônico;

–  Orientação na elaboração de diretrizes para a proteção da criança e do adolescente em cada congregação e ordem religiosa, comunidade nova, movimento eclesial.

Para essa ocasião contaremos com presença e assessoria de um Grupo de Trabalho da “Pontifícia Comissão de Proteção do Menor”, sediada em Roma.

Para fazer a sua inscrição, clique no link: portalfazenda.org/protecao 

Com esta iniciativa espera-se, de fato, contribuir para que nossas comunidades estejam melhor preparadas para prevenir e enfrentar esses fenômenos à luz daquilo que o evangelho e a Igreja nos orientam


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”