Notícias

Toda a repercussão positiva do I Seminário de Pastoral da ANEC – Nordeste

03/09/2019
Por  Verlindo

Nos dias 30 e 31 de agosto do corrente ano, deu-se o I Seminário de Pastoral da ANEC, no auditório do Colégio Marista São Luís, em Recife. Encontro que vinha sendo maturado há um ano. Com a batuta de Irmã Cláudia, do Serviço de Animação Pastoral ANEC, formou-se um grupo para a organização do evento, com representantes de Pastorais das diversas Instituições associadas à ANEC. Foram realizadas diversas reuniões no intuito de organizar o Evento e fortalecer a Pastoral ANEC-Nordeste. O seminário abordou temas relacionados à inculturação e a atuação dos colégios católicos, tendo como base as raízes culturais, sem deixar de estar alinhados com os processos contemporâneos e em comunhão com a Igreja.

O momento inicial se deu com a abertura solene, tendo a presença do Bispo Auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio; o Irmão Welington Mousinho, diretor do Colégio Marista São Luís; a Irmã Maria Teixeira Sobrinha, coordenadora do Conselho ANEC/PE; a Irmã Ivanise, representando o Conselho Superior da ANEC; a Irmã Cláudia, pela Pastoral; vários membros do Conselho ANEC de Pernambuco, Paraíba e Bahia; bem como, o coordenador da Pastoral da Educação de Olinda e Recife, Luís Moura; e da Arquidiocese de Natal, Márcio Azevedo. As diversas falas apresentavam sobre a importância da união entre os Colégios Católicos do Nordeste, da pluralidade cultural no cenário educacional brasileiro e da evangelização dos jovens. Seguiu-se a programação com a oração preparada pela Rede Lourdinas. Logo após, iniciou-se uma mesa redonda com o tema “Cultura do Nordeste, substratos para a Evangelização”, coordenada pelo professor José Roberto de Vasconcelos, do Colégio Marista de Natal e membro do GT de Pastoral e Ensino Religioso da ANEC/RN, tendo como convidados: o professor Sérgio Duest Vasconcelos que abordou a temática “Religiosidade Popular e Pastoral” e o professor Daniel Duarte Pereira que fez a explanação da temática “Substrato para a Evangelização”; em seguida abriu-se o debate. Na sequência houve o coffee break. Após o momento, os participantes foram convidados para uma “Visita Cultural” ao museu de Pernambuco, onde foram visualizadas as diferentes matrizes da cultura do Nordeste.

No dia 31 os trabalhos iniciaram-se com a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Jucinei, capelão e coordenador de pastoral do Colégio Marista de Araçagí, no Maranhão; tendo a participação do diácono Márcio Azevedo acompanhando o momento; ele foi organizado pelas Irmãs Josefinas. O coffee break se deu ao término da celebração eucarística. Imbuídos da Eucaristia, seguiram-se os trabalhos com a apresentação de “Cases”, com os seguintes temas: “Fé e Religiosidade Popular”, “Inculturação e Liturgia”, e “Inculturação e Canto”, numa perspectiva e troca de ideias que reforçaram a proposta do evento.

Depois da apresentação dos “Cases” os participantes se dirigiram para o almoço, ocorrido na própria instituição. Na parte da tarde ocorreu, às 13h20, a “Roda de Conversa”, nos mesmos Grupos de Trabalho, sob a orientação da Prof.ª Zuleica Dantas, da UNICAP, que conduziu com muita maestria o tema “Inculturação, Fé e Religiosidade Popular”; e o Professor Francisco Alexandre, de Campina Grande, exercitou a beleza da música e do canto. Já professora Antonieta, da Pastoral da Cultura Arquidiocese de Recife, e o Diácono Ademacy, da Arquidiocese de Natal, apresentaram a propósito da cultura religiosa na liturgia e seus desafios em tempos de pós-modernidade. Na sequência, foram expostos, com representantes de cada grupo de trabalho que ficaram nos cases pela manhã, os desafios para a superação dos entraves existentes nas realidades dos colégios, bem como, os encaminhamentos para uma pastoral entrelaçada com as raízes nordestinas. A plenária desses grupos revelou a seriedade na busca de uma Pastoral mais comprometida com nossa cultura.

Posteriormente aconteceu a mesa redonda, que teve como mote “Os Desafios e Perspectivas da Pastoral ANEC”, tendo como mediadora a Irmã Cláudia, da ANEC nacional; a professora Zuleica Dantas, da UNICAP, abordando a temática “Na Cultura do Nordeste”; e o professor e Diácono Márcio Azevedo, representante do setor de educação da Arquidiocese de Natal, que fez uma explanação “a partir das Linhas de Ação Pastoral da ANEC”. Em seguida, ocorreram as perguntas, comentários, partilhas… O encerramento do momento se deu com o envio, direcionado pela Rede CIC Damas.

O evento lançou alicerces fortes para uma Pastoral ligada aos Colégios Católicos, numa perspectiva do Nordeste; partindo de sua realidade, apontando a complexidade do mundo contemporâneo, mas com as raízes locais, que não se limitam frente aos desafios, e que, partindo deles, cria impulso para uma dialética permeada de esperança cristã, com a resistência do povo nordestino que não abre mão de sua religiosidade. A ANEC, preocupada com formação integral de seus membros, bem como, enquanto Igreja, busca a evangelização dos jovens e dos colaboradores das unidades conveniadas. Foi um marco forte esse primeiro seminário, que, com certeza, será ponte para novos projetos educativos, enraizados no chão do Nordeste, partindo de seus aspectos culturais, sabendo que o evangelho de Cristo passa também peles veredas sertanejas.

Texto produzido por: Prof. José Roberto de Vasconcelos

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”