Notícias

I Seminário da Ação Evangelizadora no Contexto Educativo e VIII Encontro Nacional dos Colaboradores do Setor Universidades

15/02/2019
Por  Verlindo

 

Aconteceu, entre os dias 8 a 10 de fevereiro de 2019, no Centro Cultural Missionário – CCM (Brasília – DF), o II Seminário da Ação Evangelizadora no Contexto Educativo na Igreja no Brasil e o VIII Encontro Nacional dos Colaboradores do Setor Universidades.

A realidade sobre a educação brasileira, a elaboração das Diretrizes Gerais de Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil de 2019-2023 e as atividades desenvolvidas por esse setor no último ano, foram alguns dos assuntos desse encontro.

Em paralelo, outras reflexões foram abordadas:

• Curso de formação para bispos brasileiros organizado pela arquidiocese do Rio de Janeiro, no qual houve a participação de 70 bispos. Dom João Justino, presidente do Setor de Educação e Cultura da CNBB, foi um dos palestrantes, além de estarem presentes o secretário-geral da Congregação de Educação e Cultura do Vaticano e a atual direção do INEP. Dom Justino apresentou os rumos da educação no Brasil e a atuação da Igreja, finalizando com um pequeno histórico da constituição da ANEC e sua importância na articulação das diversas frentes educacionais, abrindo um convite aos bispos para visitarem o site da Associação e conhecerem “o quanto a ANEC tem feito pela educação católica em nosso país, não obstante às dificuldades com instâncias governamentais que a ação assistencial na educação, como é conhecida a batalha pela manutenção da filantropia.”, compartilhou o palestrante.

• Agenda da REPAM/Universidades, cuja expressiva participação da ANEC valoriza a relevância sobre os diversos assuntos pautados.

• Documento de Estudo sobre a missão nas Universidades, desenvolvido com a contribuição da ANEC.

Estiveram presentes no Encontro em Brasília os coordenadores da Pastoral da Educação e da Pastoral Universitaria dos Régionais da CNBB, bem como Irmã Cláudia Chesini pelo Setor de Pastoral da ANEC.

Um momento único para articular nos diversos Estados, tecendo uma grande e valiosa Rede em Rede que vêm de encontro ao fortalecimento da unidade católica cristã na formação do educador e educando em todos os aspectos da vida.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”