Notícias

Grupo UBEC participa de visita do Programa Universitário Amazônico a Amazônia Peruana

19/12/2023
Por  ANEC Comunicação

A União Brasileira de Educação Católica (Grupo UBEC) participou da visita ao Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado, no Peru, realizada entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro. A iniciativa integra o processo de implementação do Programa Universitário Amazônico (PUAM) e foi um momento de aproximação com as realidades amazônicas, proporcionando o conhecimento de experiências educativas e pastorais junto às comunidades tradicionais da região. A missão foi promovida pela Conferência Eclesial Amazônica (CEAMA).

“A experiência foi muito relevante! Conhecer o território em que o Papa Francisco visitou em 2018, no espaço em que foi dado início ao Sínodo da Amazônia, é uma oportunidade sagrada e um grande crescimento pessoal e profissional. A realidade panamazônica é repleta de possibilidades, complexidades e desafios. Aprendemos muito ao dialogar com as vidas que habitam o solo amazônico”, disse o coordenador corporativo de Pastoralidade, Joaquim Alberto A. Silva, que representou o Grupo UBEC na missão.

Participaram da visita a equipe de gestão do PUAM, da qual a UBEC faz parte, tendo Joaquim Silva como referência pedagógica e coordenação do Núcleo de Educação Intercultural de CEAMA. O evento também contou com a presença de representantes do Vicariato, incluindo o bispo local Dom David Martinez e representantes da Universidade norte-americana de Notre Dame.

Durante a programação, foram realizadas apresentações das inúmeras iniciativas desenvolvidas pelas frentes de atuação do Vicariato, assim como por instituições sociais e educacionais na região amazônica peruana, e também visitas às comunidades indígenas próximas ao rio Madre de Dios (bioma que banha a região do Vicariato e, no Brasil, ao se encontrar com o rio Mamoré, se torna o Rio Madeira). O grupo também se aproximou dos contextos de mineração ilegal no solo amazônico peruano, conhecendo experiências alternativas de cooperativas locais que colaboram com a vivência da ecologia integral.

Crédito da foto: Divulgação

Texto: Assessoria UBEC


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”