Notícias

Fórum Nacional de Educação Católica e Assembleia Geral acontece em Brasília, em 2024

12/12/2023
Por  ANEC Comunicação

Nos dias 21 e 22 de março, a ANEC realizará mais uma edição do Fórum Nacional de Educação Católica e da Assembleia Geral, no Hotel Royal Tulip, em Brasília, que reunirá líderes e gestores das instituições Mantenedoras, de Ensino Superior e de Educação Básica associadas. Esse encontro será marcado por reflexões e pelo fortalecimento da Educação Católica no país, em 2024.

O tema do evento Em saída, ao encontro: Educação Católica em movimento no tempo das transições é mais do que um ponto de partida; é um convite à reflexão sobre o papel da educação católica diante das transições religiosas, políticas, socioambientais, antropológicas e tecnológicas que caracterizam nosso tempo.

“A inspiração para o tema foi extraída das palavras do Papa Francisco, que nos desafia a não nos acomodarmos, mas a nos colocarmos em movimento, saindo de nossas zonas de segurança e conforto. O coração do Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa, ressoa fortemente no propósito de ensinar a fraternidade e educar para a paz”, apresenta o presidente da ANEC, Pe. João Batista Gomes de Lima.

O fórum é um evento diferenciado, uma vez que é focado no diálogo e no debate qualificados, dando a todos os participantes a possibilidade de contribuir e compartilhar diferentes pontos de vista. Os objetivos do fórum visam congregar as associadas para fortalecer a educação católica, refletir com qualidade sobre assuntos pertinentes, promover o compartilhamento e relacionamento e concretizar a experiência da sinodalidade.

As conferências e mesas-redondas que serão realizadas ao longo dos dois dias de encontro abordarão temas fundamentais, como Transição religiosa, socioambiental e tecnológica: o que temos a dizer? O que podemos fazer?; Aprendizados do caminho ao topoA jornada além do legado, entre outros.

Além disso, acontecerão fóruns temáticos, que proporcionarão espaços específicos para diálogo e reflexão sobre temas pertinentes voltados à atuação de cada área da gestão. Confira.

Novos modelos de gestão para a nova economia
Presidentes e gestores das Mantenedoras

O diálogo vai propor uma reflexão sobre como as instituições católicas podem não apenas sobreviver, mas prosperar nesse cenário dinâmico. Essa abordagem visa explorar estratégias e práticas de gestão inovadoras, alinhadas aos princípios da educação católica, que possam responder às exigências de um mundo em constante evolução.

Ressignificar a Educação Superior no Brasil: os próximos passos
Reitores e representantes da gestão das Instituições de Ensino Superior

O tema surge como um convite para uma profunda reflexão sobre o papel das instituições educacionais católicas e os caminhos a serem trilhados no cenário educacional brasileiro. A proposta é explorar estratégias inovadoras que permitam às Instituições de Ensino Superior não apenas se adaptarem, mas também prosperar em um ambiente em constante transformação.

O autodesenvolvimento para uma gestão de excelência
Líderes da Educação Básica

A reflexão abordará a importância da evolução constante da liderança na Educação Básica. A temática convida líderes educacionais a se comprometerem com a jornada constante de crescimento pessoal e profissional, de forma a continuar transformando positivamente o ambiente educacional ao seu redor para uma gestão de excelência.

Por uma evangelização coerente: explorando a pastoralidade com inteligência
Gestores de Pastoral

A temática convida gestores a explorarem a pastoralidade com uma inteligência sensível e adaptativa. Constantemente, os gestores de Pastoral são desafiados a incorporar inteligência emocional, cultural e social em suas práticas, reconhecendo as diversas realidades e necessidades das comunidades a que servem.

Assembleia Geral Eletiva

Durante o encontro, representantes legais das instituições associadas participarão da Assembleia Geral Eletiva, um espaço exclusivo e restrito, que tem o objetivo de eleger os novos membros do Conselho Superior e da Diretoria da ANEC. Ao final do Fórum, os eleitos serão apresentados aos participantes e empossados.

ExpoANEC

Os participantes do Fórum Nacional de Educação Católica e da Assembleia poderão se conectar, ao longo do evento, com diversas empresas com os mais inovadores produtos e serviços educacionais do mercado durante a ExpoANEC.

O Fórum Nacional de Educação Católica será não apenas um evento informativo, mas um catalisador para a transformação e inovação na educação católica brasileira. Estamos prontos para sair ao encontro do futuro, em movimento e em unidade. Vamos juntos?

Inscrições abertas

Você, presidente e gestor de instituições Mantenedoras, reitor e diretor de Instituições de Ensino Superior e diretor e gestor de instituições de Educação Básica, garanta sua vaga, clicando aqui. O investimento para os dois dias do Fórum Nacional de Educação Católica é de R$ 300.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Para informações sobre o evento, entre em contato com a gerente Comercial e de Eventos, Viviane Maia, pelo e-mail eventos@anec.org.br ou pelo telefone (61) 99161-2218.

Hospedagem
Para reservar sua hospedagem, entre em contato com a empresa JF Eventos e Viagens, a agência de turismo oficial do Fórum Nacional de Educação Católica, por meio do contato da Flávia (61) 99824-2231.

Participe e vivencie, conosco, a educação em movimento!

Evento exclusivo para associadas.

Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas