Notícias

Grupo UBEC lança nova plataforma de cursos de extensão livres e gratuitos

07/06/2023
Por  ANEC Comunicação

A União Brasileira de Educação Católica (Grupo UBEC) lança no dia 13 de junho o novo Esperançar, iniciativa que oferta cursos livres, de extensão universitária, gratuitamente na modalidade de Ensino a Distância. A plataforma está de cara nova, com um ambiente virtual de aprendizagem mais moderno e intuitivo e traz mais de 10 cursos inéditos, além das chamadas ‘Trilhas de Aprendizagem’, que agrupam por temas os cursos relacionados e permitem ao estudante uma experiência formativa mais processual e integral.

Segundo Joaquim Andrade Silva, coordenador de Pastoralidade do Grupo UBEC, o projeto nasceu e celebra seu terceiro ano de atuação com o intuito de favorecer acesso à educação a todas as pessoas, assim como ser um sinal de esperança em meio a tantos contextos desafiadores. “Muitas vezes nos encontramos em total desesperança. Porém, é preciso esperançar! É preciso acreditar que depois das noites escuras brilha uma linda e intensa luz. Sob esta inspiração que o projeto foi idealizado e almeja promover nos diversos espaços sociais e eclesiais movimentos de esperançar, de novos horizontes e possibilidades. De construção e transformação por meio da educação”, afirmou.

Os cursos, de curta duração, possuem carga horária de 15h cada. São destinados a todas as pessoas que desejam atualização e formação continuada, permitindo ampliar os conhecimentos em temas atuais e importantes para os diversos contextos da contemporaneidade, como Direitos Humanos, Educação, Tecnologia, Sustentabilidade, Comunicação Não-Violenta, entre outros. Todos os cursos são certificados, gratuitamente, pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Michelle Baraúna é uma estudante esperançar e afirma que os cursos do projeto são pertinentes e atuais, com impacto em sua carreira profissional como analista de Gestão de Pessoas. “O curso de Comunicação Não-Violenta do Projeto Esperançar abriu meus olhos para algumas questões que não havia me atentado até então. A forma como nos expressamos e passamos a informação é extremamente importante. Isso dita nossas relações interpessoais. Eu, como RH, vejo isso todo os dias”.

O destaque para este novo momento Esperançar é a oferta do curso sobre “Projeto de Vida”, desenvolvido em parceria com a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), associada do Grupo UBEC, que propõe reflexões sobre valores pessoais, aprofundamento do propósito de vida e como eles influenciam em nossas escolhas, contribuindo para traçar metas, caminhos e critérios para a própria vida.

Acesse a plataforma Esperançar e conheça os cursos livres disponíveis.

Esperançar
O projeto Esperançar, batizado com o nome inspirado na obra ‘Pedagogia da Esperança’ de Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira, já soma mais de 35 mil inscrições nos cursos livres. Lançado em 2020, no contexto da pandemia da Covid-19, o programa tem a missão de disseminar o conhecimento dando acesso à educação. O número tende a crescer ainda mais com o aumento do portifólio de cursos e com base na avaliação dos usuários: 90% declararam ter interesse em realizar outros cursos do Esperançar.

A iniciativa tem profunda conexão com a missão da UBEC, com o imperativo de promover educação integral e compromisso social com valores humanos e cristãos para servir à sociedade, assim como os imperativos de impactos sociais previstos no Plano Estratégico do grupo UBEC. O Esperançar também se conecta com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, e ainda, com os apelos do Papa Francisco por meio do Pacto Educativo Global e da necessidade de que sejam criadas aldeias educativas promotoras da educação e do cuidado com a casa comum.

Lançamento do novo Esperançar
Dia 13 de junho de 2023
Horário: 14h
Onde: transmissão ao vivo no canal do Youtube do Grupo UBEC
Acesse a plataforma do Esperançar em https://esperancar.catolica.edu.br

Crédito da foto: Banco de Imagens Freepik

Texto: Intrépida Comunicação


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”