Notícias

Gestão, inovação e responsabilidade social em debate no último evento do Seminário Nacional de Gestão na Educação Católica

27/09/2021
Por  ANEC Comunicação

A palestra promovida pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) recebeu educador especialista que reforçou que as ações das escolas precisam atingir a comunidade 

Último evento do Seminário Nacional de Gestão na Educação Católica, realizado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), promoveu palestra com o tema: “Gestão, Inovação e Responsabilidade Social”. O assunto foi apresentado pelo professor Francisco Morales, Vice-Presidente do SINEP (MG) e mediado pela Irmã Adair Sberga, Diretora 1º Vice-presidente da ANEC. A conversa percorreu práticas contemporâneas que devem ser implementadas, além de corroborar que iniciativas de responsabilidade social precisam atuar e influenciar os contextos fora dos muros das escolas. 

Francisco pontuou que a gestão educacional não deve se basear somente nas normativas, mas principalmente, perceber o contexto envolvido. “Para isso precisamos entender o mundo no qual estamos situados, onde a escola se situa para que assim possamos elaborar um projeto de administração que realmente responda efetivamente às expectativas dos atores que fazem parte desse processo. As instituições de ensino, mesmo que privadas, têm uma função pública, por fazerem parte da sociedade e por representar etapa fundamental na formação de seres humanos. Por isso, suas ações devem extravasar a comunidade escolar. Trata-se de um compromisso comunitário, promovendo o diálogo e a empatia”, afirma.

Além disso, o educador reforçou que o cenário contemporâneo exige iniciativas de gestão moderna, condizentes com a geração atual. “As pessoas passaram a representar a centralidade das organizações e isso propicia o estímulo a novos aprendizados, a capacitação e um eficiente sistema de comunicação, internamente e externamente. Poderíamos chamar de uma logística da inovação, que correspondem aos novos desafios deste mundo que muda constantemente. No âmbito educacional, o saber deixa de ser acumulativo e conteudista, a partir do conhecimento fixo e repetitivo e passa a ser sem forma definida e a pergunta como motor para o avanço. A dúvida é algo genuinamente humano e esses questionamentos precisam fazer parte do processo educativo. Assim, devemos fomentar o pensamento crítico, que ajude a gerar conhecimento e a tomada de decisões adequadas”, acredita.

Colaboração

O Seminário Nacional de Gestão na Educação Católica teve como objetivo fomentar ações e reflexões sobre a excelência na gestão de instituições de Educação Católicas. Entre os temas das palestras estavam: O futuro do mundo do trabalho e da educação e O desafio do pacto educativo. O evento foi online, gratuito e foi encerrado na manhã de sábado. O Padre João Batista, Diretor-Presidente e Presidente da Câmara de Ensino Superior da ANEC contribuiu na cerimônia de encerramento do evento com agradecimentos aos participantes e aos telespectadores, além de reforçar a necessidade de colaboração entre as pessoas. “A tecnologia é fundamental para o novo momento da educação, a inovação das metodologias também a partir das ferramentas digitais, porém, nada vai prosperar e fazer a diferença na educação se não houver colaboração entre as pessoas e se não houver a verdadeira valorização do ser humano, do educador do aluno como um equipe integrada”, finalizou o Padre João.  

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil tem como finalidade atuar em favor de uma educação de excelência, assim como promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja. Além disso, proclamar a liberdade de ensino consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição da República Federativa do Brasil e nos ensinamentos do magistério eclesial. Promover ainda a pesquisa científica, a extensão social e o desenvolvimento cultural a serviço da vida. 

 


Remodal