Notícias

Gestão em Foco: visitas técnicas proporcionam partilha de boas práticas e aprimoramento da gestão

29/02/2024
Por  ANEC Comunicação

No âmbito do projeto Gestão em Foco, uma iniciativa promovida pela Câmara de Mantenedoras da ANEC, uma série de atividades têm sido desenvolvidas com o intuito de fomentar boas práticas de gestão e estimular reflexões sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelas instituições associadas. Uma das vertentes do projeto envolve visitas estratégicas, proporcionando conhecimento das práticas e processos de gestão adotados pelas empresas. 

No dia 23 de fevereiro, mantenedores e gestores puderam visitar o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Rede Damas, em Recife/PE. Durante a manhã, os presentes foram apresentados ao espaço e puderam conhecer os avanços realizados, integrando uma linha do tempo de conquistas. Ir. Marcela Sarmento, diretora-presidente da Rede Damas, liderou a apresentação, acompanhada das gestoras da Rede, Ir. Maria Ivanise, diretora-administrativa e financeira, da Ir. Alcilene Fernandes, diretora-geral do Colégio Damas e diretora da Faculdade Damas, e da Ir. Vanessa Montenegro, coordenadora de Pastoral do Colégio Damas.

A apresentação destacou os avanços alcançados desde a implementação do CSC, ressaltando os esforços em manter a representatividade de cada unidade, bem como os ganhos obtidos por meio da otimização da gestão, unificação de sistemas e automação de procedimentos. As apresentações detalhadas de cada setor proporcionaram uma visão abrangente das operações do CSC e dos progressos alcançados pela Rede Damas, promovendo uma valiosa troca de experiências entre os participantes.

Durante a tarde, a visita foi direcionada ao Centro de Serviços Compartilhados da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), uma empresa controlada pela Eletrobras que atua principalmente na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. Liderado por Newdson Aquino, o CSC da CHESF impressionou os visitantes pela clareza nas informações sobre missão e valores, além da integração entre os setores e o comprometimento com a qualidade e melhoria contínua dos processos.

Essas visitas proporcionaram uma compreensão mais ampla das operações e estrutura dos Centros de Serviços Compartilhados, tanto da Rede Damas quanto da CHESF, permitindo aos participantes do Projeto Gestão em Foco conhecerem de perto as práticas e os processos dessas importantes referências na área de gestão.

A vice-presidente da Rede Verzeri, Ir. Carla Dias, expressou sua satisfação com a experiência, destacando a relevância das visitas para aprimorar a gestão e impulsionar o progresso das instituições. “As visitas técnicas proporcionadas pela ANEC são uma oportunidade enriquecedora de partilha de experiências e, como diz o Papa Francisco, ‘de uma Igreja de saída’. Nós saímos da nossa realidade, do nosso dia a dia, para imergir na realidade, na cultura do outro. E, assim, aprender com o outro e ensinar, quem sabe, falando sobre nossa experiência. Quanto mais unidos estivermos, quanto mais fortalecidos estivermos como educação católica, mais nós poderemos atingir a excelência na nossa performance e no nosso profissionalismo. Obrigada, ANEC, por essa iniciativa!”, acrescentou.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”