Notícias

Fórum Nacional de Educação Católica e Assembleia Geral: reflexões e debates pela educação nacional reúnem gestores de associadas de todo o Brasil

23/03/2024
Por  ANEC Comunicação

Nos dias 21 e 22 de março, o Fórum Nacional de Educação Católica e Assembleia Geral, promovido pela ANEC, reuniu aproximadamente 500 pessoas, entre gestores, autoridades e convidados, em um evento marcado por reflexões e diálogos sobre os rumos da educação católica no Brasil. Realizado no hotel Royal Tulip, em Brasília/DF, o evento, de tema Em saída, ao encontro – Educação Católica em movimento no tempo das transições, contou com uma programação abrangente, abordando temas desde a transição religiosa até os desafios tecnológicos e socioambientais enfrentados pela sociedade contemporânea na educação.

O primeiro dia do evento iniciou com uma Celebração Eucarística, presidida por Dom Gregório Paixão, arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza e presidente da Comissão Episcopal para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também estiveram presentes na celebração Dom Denilson Geraldo, bispo auxiliar de Brasília; Dom Carlos Lema, bispo auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, entre outros sacerdotes.

Após a celebração, a Cerimônia de Abertura, mediada pela presidente do Conselho Superior da ANEC, Ir. Iraní Rupolo, e pelo presidente da ANEC, Pe. João Batista, deu início oficial aos debates e atividades do Fórum, contando com representantes da CNBB, da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), parlamentares, como o deputado federal, Odair Cunha, e representantes do Ministério da Educação, como Maurício de Holanda, secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (SASE), e Rafael Furtado,  Secretário Substituto da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES).

Na ocasião, o deputado federal foi homenageado em reconhecimento ao seu notável compromisso e contribuição para a educação católica no Brasil, recebendo o prêmio do Mérito Educacional Católico.

Transição Religiosa, Socioambiental e Tecnológica: Desafios e Oportunidades

A mesa-redonda sobre transição religiosa, socioambiental e tecnológica trouxe à tona importantes reflexões, conduzidas por Alyne Costa, da PUC-Rio, e Sandson Rotterdan, do Colégio Santa Doroteia, de Belo Horizonte/MG. Os conferencistas dialogaram sobre os impactos dessas transições na educação católica, bem como as possíveis ações a serem tomadas para enfrentar esses desafios.

Fóruns Temáticos

Durante a tarde, os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar em diferentes temas por meio dos fóruns voltados para os representantes das Mantenedoras, que dialogaram sobre Os novos modelos de gestão para a nova economia, liderado por Izabela Murici (Falconi). Os gestores das Instituições de Ensino Superior aprofundaram o diálogo sobre o tema Ressignificar a Educação Superior no Brasil: os próximos passos, com a contribuição de Ulysses Teixeira (INEP), Ir. Paulo Fossatti (CNE e conselheiro da ANEC) e Pe. Pedro Rubens (CRUB/UNICAP). Já a Educação Básica discutiu sobre Autodesenvolvimento para uma Gestão de Excelência, tema liderado por Ir. Vanderlei Siqueira e José Leão Filho (Grupo Marista). Os coordenadores e agentes de Pastoral conversaram sobre a Evangelização Coerente: explorando a Pastoralidade com Inteligência, tema conduzido por Ir. Paulo Soares (Rede Marista Brasil).

ExpoANEC

Ao longo do dia, os participantes puderam desfrutar de momentos de networking e interação durante os intervalos, além de visitarem a ExpoANEC, espaço que reuniu diversas empresas líderes de mercado, voltadas para soluções e tendências do mercado educacional.

O primeiro dia do evento foi encerrado com uma inspiradora conferência ministrada por Gui Rangel, da empresa What The Future?!, que provocou reflexões sobre as atitudes necessárias para construir uma educação católica relevante e inovadora para o futuro.

Voltado para os gestores de Educação Básica, o Fórum Nacional de Gestores da ANEC também se reuniu acerca do tema Ressignificando a Educação Básica no Brasil, com a presença de Alexsandro do Nascimento Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC.

2º dia do evento conta com reflexões e Assembleia Geral
Após um primeiro dia repleto de debates e reflexões, o Fórum Nacional de Educação Católica e Assembleia Geral prosseguiu no dia 22 de março com uma programação igualmente enriquecedora e significativa.

O segundo dia teve início com um momento de espiritualidade, em que os participantes se reuniram para a Oração da Manhã, fortalecendo os laços de comunhão e reflexão. Dom Leomar Brustolin, da Arquidiocese de Santa Maria/CNBB, proferiu uma conferência inspiradora sobre a jornada além do legado, explorando os desafios e as oportunidades que se apresentam para a educação católica no contexto atual.

Após a conferência, deu-se início à Assembleia Geral Ordinária, momento importante para a discussão e deliberação de temas relevantes para as associadas à ANEC, com a apresentação da prestação de contas da associação às instituições.

No período da tarde, teve lugar a instauração da Assembleia Geral Eletiva. Por meio dela e em conformidade com o Estatuto Social da ANEC, a equipe da nova Gestão, referente ao quadriênio 2024-2028, foi eleita e empossada. A equipe da gestão anterior recebeu um especial agradecimento e uma homenagem por toda contribuição e pelo comprometimento ao longo do triênio passado, e a nova equipe foi acolhida pela então presidente do Conselho Superior, Ir. Iraní Rupolo.

Confira, aqui, a nova composição da Diretoria Nacional e do Conselho Superior da ANEC.

O Fórum Nacional de Educação Católica e Assembleia Geral chegou ao  fim, deixando um legado de aprendizado, colaboração e inspiração para todos os envolvidos. A partir das discussões e decisões tomadas ao longo do evento, abre-se um horizonte promissor para a educação católica no Brasil, sustentado pelos valores e princípios que a norteiam.

“Que momento ímpar, cheio de significado, profundidade e leveza. Desde as informações e divulgação do evento, à acolhida e alegria em nos receber, celebração eucarística e momento de oração, as palestras nos levando a adentrar no cotidiano escolar, as salas temáticas, na qual participei da Pastoral, as trocas, as partilhas entre as diversas escolas, e a Assembleia Geral, realizada com tanta leveza e compromisso daqueles que assumiram mais uma jornada e dos participantes que os acolheram com a mesma intensidade ao abraçá-los, dizendo que estamos aqui para caminharmos juntos”, comentou Ir. Regiane, integrante do Conselho Estadual da ANEC Piauí.

Acompanhe os registros do Fórum Nacional de Educação Católica e Assembleia Geral no nosso álbum de fotos no Flickr.

Lançamento do VII Congresso Nacional de Educação Católica

Ao longo do dia, os participantes puderam conhecer o destino do VII Congresso Nacional de Educação Católica, por meio de um vídeo cheio de diversidade e cultura. O Congresso acontecerá em 2025, na cidade de Fortaleza/Ceará e reunirá milhares de gestores e educadores acerca de temas pertinentes para o futuro da educação nacional. Acompanhe nossos canais e saiba mais!

Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas