Com o mercado de educação cada vez mais competitivo, manter e atrair novos estudantes torna-se uma tarefa complexa, que exige planejamento prévio solidificado com foco na captação de alunos. Para debater o assunto e refletir acerca de métodos que podem auxiliar nas estratégias de captação de estudantes para a instituições católicas, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) recebeu o especialista Christian Coelho no Painel Mercado Educacional e reposicionamento estratégico das instituições católicas, durante a segunda reunião do Fórum Nacional dos Gestores e das Mantenedoras. O evento on-line aconteceu na primeira semana de maio.
A presidente da Câmara de Mantenedoras e 1ª diretora-tesoureira da ANEC, Irmã Marli Araújo, reforça a necessidade de as mantenedoras encaminharem representação de suas mantenedoras para participarem do Fórum Nacional de Gestores e observa que esse espaço é muito importante para as associadas estarem congregadas por ser um fórum qualificado de significativos debates em que todos saem fortalecidos.
Christian defende que não podemos tratar o serviço de uma instituição de ensino como uma commodity. “O foco precisa estar no aumento da margem de lucro e não somente no número de alunos e a captação precisa estar alinhada ao posicionamento estratégico”, explica. “Nesse sentido, as instituições de ensino confessionais precisam priorizar seus diferenciais e seu sistema pedagógico humano, direcionando as estratégias para os clientes que valorizam a educação cristã. Nós oferecemos uma educação completa, formação acadêmica consistente a partir dos valores cristãos e precisamos reforçar isso perante nosso público”, argumenta.
Cultura do registro
Para Christian, uma das principais aliadas é a cultura do registro: “acompanhar os números de procuras, matrículas e renovações equivale a um exame de sangue pois detecta alterações que precisam de investigação e ações posteriores”, pontua. Ao ter informações sobre o público-alvo e o mercado, é possível entender quais estratégias e ferramentas serão mais efetivas. Assim, a criação de campanhas será simplificada e econômica, já que esse conhecimento reduzirá o desperdício de recursos e de tempo. “É importante não apenas estar ciente dos números soltos, mas buscar entender as raízes de cada um por meio de auditorias que nos permitam compreender motivações para escolha ou não de nossa escola”, acrescenta.
O especialista ressalta que a tecnologia pode ajudar e que é importante manter os sites atualizados. “Eles devem ser um canal de informação, uma forma do público tirar dúvidas e ver conteúdo relevante e ter todos os dados da escola facilmente. Redes sociais são ótimas para o relacionamento mas não podemos aplicar todo nosso esforço somente nelas”, alerta. “Além disso, dentro do plano de ação, é necessário incluir reuniões de alinhamento com os líderes do setor pedagógico, elaborar e divulgar entre os colaboradores um documento com as premissas básicas de posicionamento, bem como treinamento e remodelação das equipes de atendimento e vendas”, aconselha.
Marketing educacional
Além disso, Christian acredita ser fundamental não esquecermos o pós-venda e o pós-matrícula, bem como o contato com os potenciais clientes. “Uma das formas de fazer isso é criar conteúdo sobre as ações da instituição para atrair e engajar os pais, estudantes e prospects, tratando de assuntos como: datas comemorativas, saúde física e emocional, bem-estar, comportamento, utilidade pública, entre outros temas relevantes junto à comunidade”, aponta. “Com isso, podemos tornar a escola um centro de informações importantes e estaremos próximos ao longo do ano todo a imagem da escola não sairá das memórias das famílias”, finaliza.
O próximo fórum voltado aos gestores das mantenedoras acontecerá no dia 1°/6, no turno da tarde, de forma on-line. A profa. Fabiana Deflon, gerente da Câmara de Mantenedoras, reforça o convite para participação na nova edição do Fórum Nacional de Gestores das Mantenedoras. “Para esse momento, os presidentes das mantenedoras podem indicar o gestor da instituição, sendo que o perfil desse gestor, de preferência, deve ser aquele que assessora diretamente o presidente da mantenedora. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a gerente Fabiana por meio do e-mail mantenedoras@anec.org.br ou do telefone (61) 99648- 5256.
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