Notícias

Evento celebra o Dia Nacional da Filantropia em 20 de outubro

14/10/2022
Por  ANEC Comunicação

 Preto Zezé (Cufa), Wellington Nogueira (Doutores da Alegria) e Letícia Vidica (CNN Brasil) são os convidados especiais da noite 

O setor filantrópico brasileiro comemora, em 20 de outubro, o Dia Nacional da FIlantropia. Criada em 2016 como um projeto permanente de incentivo às ações solidárias, a data contará com um evento especial, realizado pelo Fórum Nacional Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), a partir das 19h30, no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC SP), em São Paulo. 

Os convidados especiais do encontro são Preto Zezé, presidente nacional da Central Única das Favelas (Cufa) e Wellington Nogueira, ator, palhaço, empreendedor social e fundador do Doutores da Alegria. A condução do evento fica por conta da jornalista Letícia Vidica, apresentadora da CNN Brasil. 

Outro destaque do evento será o lançamento do concurso “Olhares da Filantropia”. Focado nos impactos positivos do trabalho das instituições filantrópicas de Educação, Assistência Social e Saúde, o concurso é aberto para fotógrafos profissionais e amadores de todo o Brasil.  

O setor filantrópico no Brasil

De acordo com a pesquisa “A contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil”*, de 2020, o país conta com mais de 27 mil instituições filantrópicas espalhadas por todos os estados do país. O setor filantrópico é composto por hospitais, ambulatórios, escolas, universidades, centros de acolhimento, lares de idosos, associações de defesa de direitos sociais, entre outras atividades. 

A lista é longa, mas o que todas as instituições têm em comum é o compromisso em prestar serviços para a população que mais precisa. Em 2020, coube às 27.384 instituições filantrópicas detentoras da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) a tarefa de realizar 230 milhões de procedimentos hospitalares e ambulatoriais; conceder quase 800 mil bolsas de estudo na Educação Básica e no Ensino Superior e disponibilizar mais de 625 mil vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

De acordo com a pesquisa, a imunidade assegurada pela Constituição Federal às filantrópicas representou, em 2020, 4,3% do total de gastos tributários classificados pela Receita Federal. Considerando as informações apresentadas para cada uma das áreas de atuação da filantropia – Saúde, Educação e Assistência Social – a contrapartida tangível e intangível das instituições filantrópicas certificadas pelo CEBAS, o valor retornado à sociedade é de aproximadamente R$ 139 bilhões, ou seja, 9,79 vezes maior que o valor de R$ 14 bilhões da imunidade tributária recebida naquele ano. 

*Iniciativa do FONIF, a terceira edição da pesquisa foi conduzida pela DOM Strategy Partners e auditada pela Audisa. O estudo apresenta os aspectos quantitativos e qualitativos da atuação das instituições filantrópicas no Brasil, tendo como base de dados os números oficiais da Receita Federal e dos Ministérios da Cidadania, Saúde e Educação. 

Programação do Evento:

Local: CRC-SP (R. Rosa e Silva, 60 – Santa Cecília – São Paulo)

Coquetel das 18h30 às 19h30

Evento das 19h30 às 21h15

  • Abertura – FONIF e CRC-SP
  • Boas-Vindas – Letícia Vidica (Gerente de Conteúdo na CNN Brasil, responsável pela gestão da produção de projetos especiais)
  • Wellington Nogueira (Ator, palhaço e empreendedor social. Fundador do Doutores da Alegria)
  • Preto Zezé (Presidente Nacional da CUFA, a Central Única das Favelas)
  • Bate-papo com Palestrantes
  • Lançamento do Concurso de Fotografia “Olhares da Filantropia”
  • Encerramento

Fonte: FONIF


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”