Projeto Casa Mãe é uma iniciativa da Câmara de Educação Básica, do Setor de Animação Pastoral e da Câmara de Ensino Superior em parceria com o Conselho da ANEC MG e a PUC Minas
A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) tem defendido a desfragmentação dos temas relacionados à ecologia integral no currículo escolar da educação básica católica e nas licenciaturas do ensino superior. De acordo com a responsável pela coordenação do Projeto Casa Mãe, a especialista em Educação Aleluia Heringer Lisboa Teixeira, com o agravamento das crises ambientais em todo o planeta, a pauta de responsabilidade conjunta com o futuro do meio ambiente ganha ainda mais importância no ambiente escolar, devendo ser trabalhado de forma integrada entre todas as disciplinas escolares.
“O planeta enfrenta um agravamento das crises climáticas. Precisamos repensar a forma como lidamos com o solo, geramos energia, nos movemos, consumimos, moramos, nos alimentamos e principalmente a forma como descartamos nosso lixo. Ou seja, o nosso currículo precisará alfabetizar nossos estudantes e a nós mesmos para lermos esses sinais e adotarmos novos estilos de vida. Para isso, precisamos abordar o tema, não só no contexto da biologia e da geografia, mas em todas as disciplinas do currículo escolar. É neste contexto que estamos construindo o Projeto Casa Mãe”, explicou a especialista, que participou de workshop promovido pelo pela Câmara de Educação Básica, Setor de Animação Pastoral, Câmara de Ensino Superior em parceria com o Conselho da ANEC de Minas Gerais e a PUC Minas, para debater o projeto.
Citando como referência a Laudato Si, encíclica do Papa Francisco publicada em 2015, na qual o pontífice faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas, a especialista lembra que a humanidade já possui amplo conhecimento sobre os impactos ambientais provocados pelo homem, restando somente a adoção de medidas capazes de frear os danos aos recursos naturais no planeta.
“Em síntese, estamos adormecidos, não por falta de informação, mas por falta de articulação entre tudo que sabemos e o que está acontecendo. A crise ambiental é uma só. O que o Papa Francisco está dizendo é que tudo está interligado. Precisamos fazer a leitura desta temática do meio ambiente levando em conta contexto, conexões e interdependência. Isso é ecologia integral. Ela precisa estar nas escolas e nos currículos, não só da educação básica, mas também das licenciaturas”, afirmou Aleluia Heringer Lisboa Teixeira.
Ao fazer a abertura do evento, que ocorreu no auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, o Reitor da Universidade, D. Joaquim Giovani Mol Guimarães, lembrou que o Projeto Casa Mãe está em fase de construção e pediu a colaboração de toda a comunidade acadêmica católica no seu desenvolvimento. “Este é o primeiro encontro para debater o Projeto Casa Mãe. Que nós façamos do Casa Mãe a nossa casa”, defendeu o reitor.
Presente no debate, a representante do Conselho da ANEC MG, Elaine Cecília de Lima Oliveira, lembrou que o Projeto Casa Mãe está em sintonia com o Pacto Educativo Global e tem como principal objetivo fazer com que o tema da ecologia integral tenha impacto direto tanto nas escolhas da gestão pedagógica, quanto na construção do currículo escolar católico. “Este projeto é importante para a educação católica e também para a sociedade brasileira. Nossa meta é levar a pauta da ecologia integral para o chão das escolas. Este é um tema necessário, em virtude das urgências ambientais e das crises humanitárias que estamos vivenciando”, alertou.
A diretora do Instituto de Ciências Humanas e coordenadora da Comissão de Licenciaturas da PUC Minas, Carla Ferreti Santiago, ressaltou o impacto positivo que o projeto deverá gerar na formação de novos docentes. “O projeto Casa Mãe representa a maturidade e a evolução dos debates sobre os impactos ambientais na comunidade escolar. Os alunos e professores dos nossos cursos de licenciatura sairão preparados para essa discussão fundamental, que deve ser de todas as áreas do conhecimento”, complementou.
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