Notícias

Dia ANEC: Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Espírito Santo dialogam sobre desafios para a Educação Católica

02/02/2023
Por  ANEC Comunicação

Com atividades nos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Goiás e Pernambuco, a ANEC iniciou o ano de 2023  promovendo diálogos e palestras sobre os principais desafios e prioridades para o fortalecimento da educação católica no país. 

O primeiro Dia ANEC do ano ocorreu no dia 26 de janeiro, no Espírito Santo. Com o tema O projeto Educativo das Escolas Católicas: discurso que gera igualdade e fraternidade, a  atividade reuniu mais de 300 participantes, entre gestores, educadores, professores, diretores, supervisores, religiosos e autoridades. 

No sábado, dia 28 de janeiro, foi a vez do Dia ANEC do estado do Rio Grande do Norte,  com o tema Horizonte da Educação Católica no RN. Realizado no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, o encontro, que contou com a participação de cerca de 400 educadores, foi feito em formato de oficinas, divididas entre Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio.

Ainda no sábado, mais de 500 educadores estiveram presentes no Dia ANEC Goiás, realizado no Centro de Convenções da PUC, em Goiânia. Com o tema Campanha da Fraternidade de 2023: Fraternidade e Fome, os professores Dr. Romilson Siqueira e Dra. Rosemary Neves e a pesquisadora Amanda Goulart, da PUC GO, apresentaram dados sobre os indicadores da pobreza extrema no país. O cenário, segundo os estudiosos, exige das instituições católicas, juntamente com toda a sociedade, iniciativas de solidariedade e acolhimento que ajudem a mitigar a fome no país.

Também estiveram presentes no encontro os integrantes do Fórum Estadual de Gestores da ANEC Goiás. Formado por gestores, diretores, presidentes e reitores de instituições católicas do estado, o colegiado fará reuniões periódicas para discutir, alinhar e articular ações em torno de questões que envolvem os interesses das instituições associadas, bem como assuntos relacionados à gestão das instituições e ao fortalecimento da identidade das escolas católicas no estado. O primeiro encontro do Fórum ocorreu na última sexta-feira (28), também em Goiânia.

Já na segunda (30), o Dia ANEC ocorreu em Pernambuco. Com o tema Qual é o sentido da escola e da educação para construção de uma nova sociedade, o encontro reuniu cerca de 400 gestores e educadores católicos no Hotel Grand Mercure, no Recife. Nayra Dunlop, especialista educacional da International School, empresa parceira da ANEC, foi a palestrante do evento.

Dia ANEC
Realizado em parceria com as associadas da ANEC nos estados, o Dia ANEC tem como objetivo promover e consolidar a identidade da educação católica, além de propiciar espaços de formação continuada de professores, coordenadores, gestores e pastoralistas das instituições católicas de educação e ensino, em vista da consolidação do trabalho em rede, por meio da reflexão e troca de práticas educativas inovadoras. Sempre impulsionando ações concretas que consolidem as temáticas abordadas e debatendo temas atuais e desafios para o aprimoramento da educação brasileira, o Dia ANEC se consolida como um espaço de fomento à inovação e às boas práticas educacionais, além de promover o diálogo e a interação entre a Educação Básica e o Ensino Superior, zelando pelas excelências acadêmica e evangelizadora. 


Cronograma – O próximo Dia ANEC será no dia 25 de fevereiro, no Colégio Santa Teresa de São Luís do Maranhão com o tema “Educador: Graça e Missão”. Clique e saiba mais!


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”