A Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) reforça seu compromisso com o cenário da educação inclusiva ao ampliar a divulgação do Relatório de Pesquisa de Indicadores de Educação Inclusiva nas Associadas em todos os estados do país, destacando a importância do documento, que contribui com cenários, desafios, propostas, além de estimar a quantidade de estudantes com necessidades especiais atendidos e refletir sobre a formação de professores e os investimentos nessa modalidade de ensino.
Como parte do plano estratégico para divulgação dos estudos realizados e dos dados importantes da pesquisa, a ANEC está promovendo a entrega dos relatórios a órgãos, como Ministério da Educação, e, também, a todos os estados, por meio dos Conselhos Estaduais da ANEC, que estão, presencialmente, realizando essa importante entrega aos Conselhos de Educação. A ação tem como objetivo estreitar a colaboração entre as instituições de ensino e os órgãos públicos, em todos os âmbitos para além da educação inclusiva.
Até o momento, os Conselhos da ANEC Amazonas (AM), Minas Gerais (MG), Piauí (PI), Mato Grosso do Sul (MS), Goiás (GO) e Paraná (PR) já realizaram a entrega dos relatórios. O Conselho da ANEC Rio Grande do Sul já está com agenda confirmada com o Conselho Estadual de Educação para os próximos dias. A ANEC agradece a todos os conselheiros que se disponibilizaram a fazer essa importante entrega aos Conselhos Estaduais de Educação.
Durante a entrega ao CEE-MG, a coordenadora do Conselho ANEC MG, Elaine Cecília de Lima, destacou a importância de criar parâmetros sólidos que orientem a implementação da inclusão de forma eficaz e financeiramente viável. Ela ressaltou que a inclusão não é apenas uma obrigação legal, mas também uma questão de justiça e igualdade, e que é fundamental garantir que todas as crianças e jovens, independentemente de suas necessidades especiais, tenham acesso a uma educação de qualidade.
Além das estratégias sobre o tema que vêm sendo realizadas, a ANEC realizará um fórum de discussão com as representações políticas e os representantes do GT Pedagógico Nacional para discutir políticas educacionais com foco na temática, em 2024, e apresentará um documento de análise jurídico-pedagógico dos projetos de lei referentes ao impacto da legislação nas associadas para também ser entregue aos parlamentares no próximo ano. Seguimos juntos em prol de uma educação de qualidade social, atuando em parceria com as famílias e especialistas na abordagem inclusiva.
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