Notícias

Congregação dos Missionários Claretianos completa 172 anos de fundação

20/07/2021
Por  ANEC Comunicação

Os Missionários estão presentes em sessenta países atuando na prestação de serviços paroquiais e na administração de unidades educacionais, como o Claretiano – Rede de Educação

No dia 16 de julho, a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, os  Missionários Claretianos, completa 172 anos de fundação. Tudo começou na cidade espanhola de Vic, quando Santo Antônio Maria Claret reuniu cinco sacerdotes, que comungavam com ele quanto às necessidades de evangelizar o povo, e com eles, iniciou esta “grande obra” para o serviço missionário da Palavra.

“A cada ano celebramos o sonho de Claret que era de fundar uma congregação. Guiados pelo Espírito Santo e por Maria,  Nossa Senhora, a Congregação foi fundada”, explica Pe. Marcos Loro, cmf, Missionário Claretiano e Superior Provincial Claretianos.

Com o passar do tempo a Congregação viu a necessidade de expandir os trabalhos e a América estava na rota. Do Chile os Missionários chegaram ao Brasil, desembarcando em Santos (SP) e construindo em São Paulo, a primeira igreja dos Missionários, a Paróquia Imaculado Coração de Maria.

“Santo Antônio Maria Claret dizia que era preciso chegar na linha jovem, que para ele, era o continente Americano. E, a  partir do Chile foram fundadas casas em quase toda América, estamos presentes em 23 países do Continente Americano”, conta Pe. Ronaldo Mazula, cmf, Missionário Claretiano e prefeito de apostolado.

Atualmente, os Missionários Claretianos estão presentes em sessenta países atuando na prestação de serviços paroquiais, na administração de unidades educacionais — como o Claretiano – Rede de Educação, e de meios de comunicação, como as emissoras das Rádios Claretiana FM, localizadas em Batatais e Rio Claro; a TV Claret, em Rio Claro, afiliada da TV Brasil; além de revistas e livros.

 Clique aqui e veja a reportagem da TV Claret contando a trajetória da Congregação.


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”