Notícias

Carta Aberta: Escolas Católicas do DF unidas pela vida dos nossos estudantes

26/06/2020
Por  ANEC Comunicação

Os Diretores das Escolas Católicas do Distrito Federal se uniu à Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) com o objetivo de produzir uma Carta Aberta com o objetivo de acolher e tranquilizar famílias e alunos. O documento segue abaixo.

 

                            Brasília, 25 de junho de 2020.

 

Escolas Católicas unidas pela vida dos nossos estudantes

 

Prezados Familiares,

 

Desde o início de março, vivemos um contexto particularmente difícil com a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19), que tem afetado as famílias e instituições educacionais de todo o país. As escolas confessionais católicas do Distrito Federal, apoiadas pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), estão atentas à situação que estamos vivendo e temos trabalhado em conjunto, em oração e solidárias à situação ímpar pela qual estamos passando.

Até o momento, diante do avanço da pandemia, não é possível ter uma previsão real de quando as atividades acadêmicas-administrativas poderão retornar à normalidade, assim como o modo com que esse retorno ocorrerá. Gostaríamos de chegar de modo transparente, por meio desta carta, aos pais, às famílias dos alunos de nossas escolas, para tratar de alguns assuntos como a valorização da relação escola-família, o cuidado da escola Católica no que se refere ao cumprimento dos protocolos (saúde e segurança), a garantia de suporte às aulas mediadas por tecnologia como complemento e potencializador do ensino presencial.

Ainda que escola e família sejam instituições distintas, temos funções complementares no processo de aprendizagem do aluno. A relação da escola e família deve estar sempre se aprimorando, afinal, todos nós estamos em busca do sucesso na vida emocional, social e educacional do aluno. Neste momento em que a escola e o processo educacional precisaram se reinventar, essa parceria tornou-se fundamental.

Ancorados na campanha da Fraternidade deste ano – Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10.33-34) e sabendo o quanto é importante para as famílias que seus filhos e filhas estejam protegidos e resguardados, as escolas Católicas estão se preparando para o retorno presencial dos estudantes ao ambiente escolar. Para isso, a ANEC produziu uma Cartilha no intuito de orientar a construção de protocolo de retorno às atividades presenciais. Destacamos que são orientações gerais e que, cada instituição educacional, deve adequá-las às suas realidades e alinhá-las aos profissionais especializados da área da saúde. Nestes tempos de incertezas, não pretendemos dar informações absolutas, porque ninguém as tem, mas colaborar com indicações viáveis, muitas delas em diversos contextos nacionais e internacionais. No entanto, uma certeza que nos enche de esperança é a de que Nossa Senhora Educadora sempre esteve conosco, por isso tudo vai passar e continuamos firmes, fortes e unidos em nossa missão educativa, sempre nos ajudando e nos apoiando a superar as adversidades da vida.

Ainda que as escolas prezem pela segurança e saúde dos alunos, destacamos às famílias que não se sentem confortáveis com o retorno às aulas presenciais que buscaremos constantemente novos recursos pedagógicos que possibilitem que a qualidade educacional Católica continue chegando aos nossos alunos. Acreditamos que, a partir da experiência que tivemos neste período, o uso de atividades remotas como complementares ao ensino presencial poderá ser uma forte aliada à novas estratégias para tentarmos garantir uma aprendizagem significativa.

As escolas católicas se unem as famílias para juntos caminharmos, proporcionando às crianças e jovens a melhor educação e formação que podemos oferecer, porque mais do que conhecimentos teóricos, acreditamos na formação de valores, de cidadãos conscientes, éticos, em busca de uma sociedade mais justa e solidária.

Que Jesus e Nossa Senhora Educadora abençoe a todos nós e que possamos juntos permanecer em oração.

 


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”