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Atendendo a pedido de apoio do INEP, ANEC faz entrega oficial de pesquisa e análise da implementação do Novo Ensino Médio

01/06/2023
Por  ANEC Comunicação

Em março deste ano, a ANEC realizava seu primeiro encontro com o, então, novo presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Manuel Palacios. Na ocasião, após entender a abrangência educacional da ANEC no país, o presidente do Instituto pediu especial apoio da Associação quanto à revisão crítica de instrumentos de avaliação, como o ENADE, e quanto a informações sobre o cenário do Novo Ensino Médio nas instituições associadas, com foco em auxiliar o instituto nas tomadas de decisão. 

A partir da necessidade do INEP, a ANEC se dispôs a contribuir, desenvolvendo uma ampla pesquisa com as escolas associadas durante o mês de abril. Com o resultado e a análise em mãos, a ANEC fez a entrega oficial da pesquisa ao Instituto, no dia 30/5, com subsídios significativos sobre como ocorreu a implementação e quais vêm sendo os impactos, investimentos e resultados gerados pelo Novo Ensino Médio nas instituições católicas de ensino. Estiveram presentes na ocasião a vice-presidente da ANEC, Ir. Adair Aparecida Sberga; o secretário-executivo, Guinartt Diniz; e a gerente da Câmara de Educação Básica, Roberta Guedes. 

Ao entregar oficialmente o documento ao presidente do Instituto, Ir. Adair destacou que “as escolas católicas compreendem que a mudança é um avanço na educação brasileira, pois leva em consideração o projeto de vida dos estudantes e o contexto contemporâneo que enfrenta uma mudança de época e exige nova formação para as futuras gerações, e também consideram que toda mudança precisa de ajustes no processo de sua implantação para adequar às realidades específicas, sempre em diálogo com toda a comunidade educativa, assim como a sociedade civil”. Por isso, entende ser tão importante esse diálogo constante com o INEP e outros órgãos, como vem acontecendo. 

Palácios destaca que vão conhecer a pesquisa produzida pela ANEC, pois entende ser muito interessante saber como foi a implementação. Reforça, ainda, que é de extrema relevância desenvolver reflexões como essa, principalmente dada a importância das escolas católicas brasileiras. “Seguramente, estão entre as escolas mais prestigiadas do país. Nós precisamos continuar a conversar sobre esses temas”, ressalta. 

Além de manter constante o diálogo sobre a educação básica, o presidente do INEP destaca a necessidade, também, de se promover momentos de reflexão e contribuição sobre temas do ensino superior, como as licenciaturas, por exemplo. “Queremos o apoio de vocês. Precisamos de grupos de especialistas para avaliar o que estaremos propondo”, reforça. 

Nesse contexto, além da entrega oficial da pesquisa, a ocasião marcou a continuidade dos diálogos, por meio de encontros que serão realizados, em breve, entre grupos especializados das instituições de educação básica e superior e o INEP, a fim de discutirem sobre os temas educacionais que estão em pauta e que contam com contribuições das associadas à ANEC.

ANEC e as contribuições sobre o Novo Ensino Médio

Desde janeiro deste ano, um dos temas que vêm sendo acompanhados de perto pela ANEC é o Novo Ensino Médio (NEM). Por meio de pesquisa realizada com as associadas, a ANEC, em parceria com o GT Pedagógico Nacional, analisou todos os dados de implementação do NEM fornecidos pelas instituições de ensino e elaborou um estudo que mostra as fragilidades, mas também os avanços que foram alcançados com a implantação da nova matriz curricular nas escolas católicas de educação básica. 

Além do INEP, a ANEC também fez a entrega da análise da pesquisa produzida com as associadas à Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE),  sendo a primeira entidade a oficializar a entrega de um documento com pesquisa qualitativa ao Ministério de Educação. Leia mais aqui. 

Para dialogar sobre o tema, a ANEC também integra a Coordenação do Grupo de Trabalho Temporário (GTT) do Novo Ensino Médio, representada pela gerente Roberta Guedes, cuja etapa atual está em recolher os documentos dos órgãos regulatórios de educação que tratam sobre o tema para que sejam consolidados e apresentados em plenária do Fórum Nacional de Educação. 

“O nosso intuito é contribuir para as reflexões sobre o Novo Ensino Médio, propondo ações de melhoria ao modelo vigente”, comenta a gerente da Câmara de Educação Básica da ANEC, Roberta Guedes, que, no mês de maio, também participou de uma reunião estratégica com o ministro da Educação, Camilo Santana, em representação ao Fórum Nacional de Educação, que teve como pauta o processo de avaliação do Novo Ensino Médio, os prazos para as entrevistas e aplicação da pesquisa qualitativa. 

 


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