Notícias

Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus celebram 125 anos de fundação

13/05/2019
Por  Verlindo

2019 é ano jubilar para as Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus que celebram 125 anos de fundação do Instituto. Aos 30 de maio de 1894, em Viareggio, Itália, a Bem-Aventurada Clélia Merloni fundou o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, cujo Carisma é o próprio Coração de Jesus, no compromisso de torná-Lo mais conhecido, amado e glorificado.

A Bem-Aventurada Clélia Merloni, sensível aos apelos de Deus e da humanidade, no contexto sócio-político-religioso na transição do século XIX para o XX, sentiu-se profundamente movida a responder, de forma concreta e com amor reparador, com a generosa oferta de sua vida em favor dos menores e menos favorecidos da sociedade.  O Instituto foi fundado cinco anos antes do Papa Leão XIII, em 1899, consagrar o mundo ao Sagrado Coração de Jesus.

Tal período foi marcado pela crescente espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus. Pode-se constatar tal afirmação pelo nascimento de muitas congregações e movimentos na Igreja, cuja espiritualidade é fundamentada no Sagrado Coração de Jesus. Fundar um Instituto não é um fato cronológico, mas escatológico; assim, na leitura dos sinais dos tempos e na escuta atenta do Coração de Deus, se pode questionar e deixar-se questionar acerca da Sua vontade para a realidade em que se vive. Assim aconteceu com Clélia que, muito atenta, não sem empecilhos e inseguranças, buscou a cada dia compreender o plano de Deus sobre si e a missão a ela confiada.

Hoje, passados 125 anos de sua fundação, o Instituto se faz presente em 15 países: Itália, Suíça, Estados Unidos, Irlanda, Albânia, Benin, Moçambique, Portugal, Filipinas, Haiti, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Brasil. As Apóstolas atuam em diferentes campos de missão: educação, saúde, serviço pastoral e promoção humana e social.

No intuito de continuar levando a chama do amor do Coração de Jesus nos mais diversos campos de apostolado, o Instituto das ASCJ declarou 2019 “Ano Vocacional Cleliano” com o lema “Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos” (Sl 25,4). Por meio do reavivamento da própria opção vocacional e do testemunho alegre no seguimento ao Senhor, espera-se despertar em muitos jovens corações o desejo de doar a vida pela causa do Reino, servindo os irmãos e irmãs na pessoa de Jesus.         Nesses 125 anos de existência, a gratidão é o sentimento mais forte que perpassa nossas vidas. Bendizemos ao Coração de Jesus por ter inspirado a Bem-Aventurada Clélia Merloni a fundar o Instituto a Ele dedicado. Louvamos ao Senhor por nos conduzir pela Sua graça e por nos sustentar na missão cotidiana. Nosso reconhecimento a tantas Apóstolas que se dedicaram em terras de missão, sem retornar à pátria. Gratidão às Irmãs e Leigos que se esmeram em “levar a todos um raio da ternura do Coração de Jesus”, fazendo de sua vida um serviço aos irmãos e irmãs.

Compartilhamos com todos a alegria e a profunda reverência ao Coração de Jesus que nos sustenta com Sua presença e Sua graça. Suplicamos as luzes do Espírito Santo a fim de vivermos nosso apostolado a exemplo de Madre Clélia que abraçava os pobres, os aflitos, os necessitados… Esse impulso misericordioso provinha da proximidade ao Sagrado Coração e do desejo de percorrer o itinerário dos primeiros Apóstolos de Cristo.

Fiquemos com a bênção da Bem-Aventurada Clélia Merloni: “Encerro-te no amorosíssimo Coração de Jesus, abençoo-te com toda a expansão de que é capaz o meu coração”.

Por: Ir. Maria Vilma Ravazzoli, ascj


Leituras relacionadas

Remodal

Faça sua busca

Para busca pelas associadas, utilize a ferramenta diretamente na página Associadas

Para as demais buscas no site, use palavras-chave que facilitem sua busca. Não é necessário utilizar conectivos, artigos ou conjunções. Ex: “seminário mantenedoras” em vez de “seminário de mantenedoras”